FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Nesta terça-feira, 07 de novembro, às 14h,  ocorrerá a palestra “Inovação e sustentabilidade em farmacologia” com a professora Letícia Costa Lotufo, no Prédio da Engenharia Elétrica, sala B2-04.

O evento compõe o ciclo de palestras da disciplina “Inovação, Tecnologia, Estratégia de Negócio e a Sociedade” e tem como objetivo  lançar um olhar amplo sobre a inovação, seja ela tecnológica ou não, para trazer soluções aos problemas sociais, questões ambientais e para novas propostas de aplicações, serviços, ou processos. 

Organizada pela professora Regina Melo Silveira, esta palestra em especial traz à tona questões relativas às pesquisas inovadoras sobre fármacos sustentáveis. 

Minicurrículo da Palestrante:

A professora Letícia Costa Lotufo fez Graduação em Ciências Biológicas (1993) pela Universidade de São Paulo – USP e doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) também pela USP (1998). Realizou pós-doutorado na USP (1999) e no Scripps Institution of Oceanography da UCSD, nos Estados Unidos (2010).

Leticia trabalha com novos fármacos anticâncer a partir da biodiversidade brasileira, em especial da biodiversidade microbiana do ambiente marinho, visando o desenvolvimento sustentável de novos fármacos. A abordagem experimental inclui: 

  1. Isolamento de novas substâncias anticâncer guiado por técnicas de dereplicação, cromatografia funcional alvo-direcionada e geração de imagens por MALDI-imaging; 
  2. Estudo do alvo molecular de substâncias anticâncer através da síntese de derivados fluorescentes e estudos de imunoprecipitação; 
  3. Estudos de metabolômica, metagenômica e metagenômica funcional; 
  4. Estudo do mecanismo de ação das substâncias isoladas; 
  5. Avaliação da atividade anticâncer em modelos animais.
Print Friendly, PDF & Email