Serragem, caroços de frutas, palha de arroz e cavacos de madeira são materiais possíveis de serem usados no processo para gerar energia limpa a partir de resíduos, contribuindo de modo econômico e ecológico. Em estudo, tais materiais são aliados de melhores práticas ambientais, sociais e de governança do meio ambiente e, em especial, da Amazônia, onde o projeto de produção enérgica está inserido.

“O foco do projeto não é apenas gerar energia, mas há uma real preocupação com o meio ambiente, o impacto social dessa energia gerada e a segurança da produção dela ao longo do tempo”, destaca José Roberto Cardoso, professor da Escola Politécnica (Poli) da USP e membro do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas, que ressalta a importância da pesquisa da Poli no desenvolvimento de projetos comprometidos com gestões ambientais conscientes e que sejam aplicáveis à realidade brasileira.

Leia a matéria na íntegra.