Os engenheiros formados na Escola Politécnica (Poli) da USP, Roberto Crepaldi e Leonardo Papais, atuam desde junho de 2021 no projeto UFSCkite, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que está desenvolvendo um protótipo de gerador de energia eólica inédito no Brasil, nomeado de Airbone Wind Energy (AWE).

Os principais diferenciais do projeto são em relação às turbinas eólicas convencionais, já que este usa só uma fração dos materiais e consegue alcançar altitudes onde o vento é mais forte e consistente (enquanto a altura média de uma turbina eólica é de 120m, o kite alcança entre 600 e 800 metros). Além disso, o equipamento é mais barato, mais poderoso, menos espaçoso e muito menor e pode ser facilmente transportado.

Leia a matéria do Jornal da USP na íntegra.