De acordo com o Instituto Nacional de Energia Limpa e Sustentável, com o aumento do valor da conta de luz, a procura por soluções de geração de energia limpa tem aumentado nos últimos meses. Os painéis solares já são uma opção disponível há algum tempo, mas agora o mercado busca criar formas inovadoras, sustentáveis e até mais eficientes para produzir energia.

A ideia de um futuro em que casas, prédios e até pontos de ônibus possam ter fachadas ou coberturas de vidro capazes de gerar energia solar não está tão distante. Da mesma forma que as placas solares, o vidro “fotovoltaico” é uma tecnologia para a geração elétrica a partir da luz do sol – que, quando atinge a superfície do vidro, aquece uma película de células solares transparentes, transformando em energia elétrica.

O professor Alberto Hernandes, da Escola Politécnica (Poli) da USP, detalha soluções mais baratas para quem não pode investir: “Iluminação com led, lembrar de desligar a luz quando sair do quarto, da sala, que não está usando, tentar deixar banhos mais curtos, tirar aqueles aparelhos que estão em stand by da tomada”.

Leia a matéria da CNN na íntegra.