Aproveitar a energia térmica presente no subsolo para climatização de ambientes tem potencial de reduzir significativamente os gastos com o uso de sistemas de ar-condicionado em edifícios comerciais, apartamentos e residências. A climatização por geotermia superficial já é largamente utilizada em países que possuem clima temperado, como a Europa, os EUA, no Japão e no Canadá. A técnica será testada pela primeira vez nas condições brasileiras de solo e clima, com o experimento no Cics Living Lab, o edifício-laboratório que o Cics (Centro de Inovação em Construção Sustentável) da Escola Politécnica (Poli) da USP, está erguendo no campus Butantã, na Cidade Universitária, zona oeste de São Paulo.

“No Brasil, o ar-condicionado responde, em média, por entre 40% e 50% dos gastos de energia de um edifício comercial e por volta de 20% a 25% de uma residência, ao longo do ano. A climatização geotérmica pode reduzir esse consumo de energia, proporcionando economia e menor impacto ambiental”, afirma o engenheiro mecânico Alberto Hernandez Neto, do departamento de engenharia mecânica da Poli.

Leia a matéria do Jornal Nexo na íntegra.