FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

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Em dezembro de 2021, foi sancionado o projeto de um novo Marco Legal das Ferrovias que promete agilizar e simplificar a implantação de novos trechos do modal ferroviário pela iniciativa privada. O professor Claudio Barbieri, do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica (Poli) da USP, em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, expõe as vantagens da decisão para o comércio brasileiro.

Atualmente, a malha ferroviária brasileira possui cerca de 31 mil quilômetros, pouco mais do que a estrutura já existente no País há um século atrás. “A malha efetivamente utilizada é ainda menor do que isso”, conta Barbieri, que também aproveita para estabelecer uma comparação com os Estados Unidos – país com extensão territorial similar à brasileira. A ferrovia da nação norte-americana possui dimensões de quase 250 mil quilômetros, número expressivamente maior do que aquele que encontramos em território nacional. 

Leia a matéria do Jornal da USP na íntegra.

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