Pesquisa aponta que amostras de banco de sangue podem ser utilizadas para monitorar a evolução de epidemias. A investigação foi realizada com apoio da Fundação Oswaldo Cruz, da Fapesp e envolveu diversas universidades com o objetivo de rastrear doenças infecciosas e calcular a imunidade coletiva, em especial da covid-19.

O estudo teve como propósito monitorar a epidemia de oito capitais brasileiras. Para isso, foram utilizadas doações de sangue para buscar a quantidade de pessoas infectadas. Carlos Augusto Prete Junior, pesquisador do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica (Poli) e autor do estudo, comenta que a metodologia é uma forma de aprimorar a coleta de dados. Leia mais.