FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

A assessoria de imprensa da CPI da Vale reuniu-se com pesquisadores do Núcleo de Pesquisa para a Pequena Mineração Responsável (NAP/Mineração), da Escola Politécnica (Poli) da USP. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) busca o estreitamento de relações com instituições de pesquisa que tenham um olhar diferenciado para as questões minerais. 

Durante a visita, os técnicos presentes puderam conhecer com profundidade a Plataforma de Compra Responsável do Ouro (PCRO), desenvolvida pelo Nap Mineração em parceria com a WWF, e que conta com parcerias de Cooperativas de Garimpeiros. A PCRO pode ser a garantia para os compradores responsáveis de ouro, joalheiros e investidores, por exemplo, que pretenderem comprovar a seus clientes finais as conformidades ambientais e de respeito aos direitos humanos de toda a cadeia de produção, da Lavra do Garimpo até o PCO (Posto de Compra de Ouro). O acesso à plataforma também promoverá as melhores práticas para operações responsáveis de garimpo e de mineração de pequena escala de ouro.

“Isto tem a ver com o suprimento dos minerais essenciais para a transição energética, que nem sempre estão no radar das grandes mineradoras por conta da escala em que estas operam”, afirma Giorgio de Tomi, professor do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo (PMI) da Poli e coordenador do NAP Mineração/USP. “Desde 2016, com a iniciativa do Banco Mundial e do ICMM em deixar claro quais são as metas da mineração decorrentes dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável uma série de princípios, compromissos e valores a serem observados por investidores da mineração foram assentados como padrão de comportamento global do fluxo de capital para as grandes mineradoras em preparação para a intensificação da mineração de pequena escala”, completa o professor. 

Leia a matéria na íntegra.

Print Friendly, PDF & Email