FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

O novo presidente da Petrobras, ex-senador Jean Paul Prates – que desde o final de janeiro substitui Caio Paes de Andrade –, atuante no ramo há anos, defende que a estatal busque caminhos para a descarbonização. Ele defende que a empresa deve ser a impulsionadora da transição energética no País, ao mesmo tempo que deve continuar a investir em petróleo e gás, buscando também novas províncias produtoras de petróleo.

Mas, enfim, o que é descarbonização e por que é importante na busca por energia limpa? Todas as atividades humanas atualmente acabam gerando emissão de gases CO2, o que ocasiona diversas crises climáticas. Alguns setores específicos são mais responsabilizados pelas emissões: mais de 70% das emissões globais são decorrentes da utilização de combustíveis fósseis.

“Grande parte dessas emissões são relacionadas ao transporte, então a gente ainda tem uma rede de transporte no mundo inteiro, que é muito utilizada e muito movida a combustível”, lembra Cleyton de Carvalho Carneiro, do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica da USP. Os processos industriais e aqueles relacionados ao consumo no geral também contribuem enormemente para as emissões globais. O Brasil é signatário do Acordo de Paris, de 2015, que visa à neutralização das emissões dos gases de efeito estufa.

Ele lembra, ainda, que “há uma expectativa global de que as próprias empresas de petróleo atuem na transição energética, diminuindo emissões de CO2 em suas cadeias, ou mesmo desenvolvendo combustíveis com baixos teores de carbono. As empresas precisam de alguma maneira rever, readaptar e construir formas mais limpas e mais sustentáveis de produção de energia”, diz Carneiro. A Petrobras vem sendo uma empresa líder e de reconhecimento internacional pela descarbonização. Esta, por sua vez, não deve ser pensada como um processo único, mas distribuído por toda a cadeia.

Leia mais em: https://jornal.usp.br/radio-usp/descarbonizacao-no-brasil-e-uma-realidade-que-mira-em-novas-tecnologias-e-areas-de-exploracao/

Print Friendly, PDF & Email