FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Foto: Reprodução/ ACADEMIA

O professor Cheng Liang-Yee, do departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica (Poli) da USP, desenvolveu um dispositivo anti-sloshing de fácil implementação e baixo custo para transporte de líquidos em navios. Em entrevista ao jornal da USP, ele explica que o “sloshing é o movimento violento de líquidos dentro de recipientes parcialmente preenchidos, e é mais crítico quando o movimento do líquido entra em ressonância ao movimento do recipiente”. A tecnologia proposta pelo professor consiste em painéis fixos com aberturas que dividem a estrutura em espaços menores, minimizando o efeito sloshing, que pode causar danos estruturais. A utilização é fundamental em navios de grande carga, como petroleiros, cargueiros de gás natural liquefeito ou plataformas de FPSO (Unidade Flutuante de Armazenamento e Transferência). 

Leia a matéria completa no Jornal da USP, escrita por Guilherme Castro Sousa.

Confira a repercussão:

Olhar Digital

Print Friendly, PDF & Email