V3_Atualizada em 15/02/2021

Conforme Res. CoPq 7406/2017, durante o programa de pesquisa, o pós-doutorando (pós-doc) regularmente admitido e inscrito no sistema corporativo Atena poderá participar de Capacitação Didática voluntária em atividades dos cursos de graduação, sob o acompanhamento do docente responsável pela disciplina.

A Capacitação Didática compreende as seguintes atividades:

I – aulas práticas, seminários e aulas de exercícios;

II – orientação de grupos de estudos e discussão de casos clínicos;

III – aplicação de provas, exames e trabalhos;

IV – supervisão da aprendizagem dos estudantes, tutoria ou orientação de graduandos, inclusive em trabalhos de conclusão de curso;

V – atividades de campo e viagens didáticas;

VI – preparação de material didático.

É vedada, ao pós-doutorando, a ministração de aulas teóricas, mesmo que sob supervisão do professor responsável e independentemente da carga horária da disciplina.

Requisitos:

– Estar ativo no Programa de Pós-Doutorado da USP, junto à Escola Politécnica, ao longo de toda a realização da Capacitação Didática;

Obedecer ao limite de carga horária de 192 horas (máximo de 8hs/semanais), calculada pela soma das atividades do semestre, previstas no Plano, devendo ser observadas, também, as regras pertinentes da entidade financiadora da bolsa do pós-doutorando, quando for o caso.

Documentos necessários:

– Documento comprobatório de anuência da entidade financiadora da bolsa OU da instituição de pesquisa e ensino ou empresa de origem para a realização de tais tipos de atividades. Documento de upload obrigatório no Plano.

– Plano de Capacitação Didática – formulário devidamente preenchido com as atividades pretendidas. Preencher um formulário para cada disciplina.

Tramitação

O formulário do Plano de Capacitação Didática, quando de seu preenchimento pelo pós-doc interessado, será enviado automaticamente para o seu e-mail, para as seguintes providências:

1. Encaminhamento para aprovação do Docente Responsável pela Disciplina. O mesmo deverá registrar sua manifestação na própria mensagem;
  2. Posterior envio ao seu Supervisor de Pós-doutorado para anuência, também, na mesma mensagem;
  3. Envio desse e-mail único com TODAS as manifestações e os dados do Plano, para posdoc.poli@usp.br, para submissão à CPq – Comissão de Pesquisa.

Consulte o Fluxo

Calendário de solicitação fluxo contínuo

O(s) Plano(s) de Capacitação Didática, devidamente aprovado(s) pelo Docente Responsável pela Disciplina e o Supervisor do Pós-doc deverá(ão) ser submetido(s), pelo interessado, à CPq com antecedência de 45 dias do início da(s) disciplina(s).

O interessado receberá uma mensagem com a manifestação da CPq.  Vale ressaltar que as atividades não poderão ser iniciadas anteriormente à aprovação da Comissão.

Atestado de realização da Capacitação Didática

Com a Capacitação Didática aprovada pela CPq, será gerado um “Atestado de Realização de Atividade de Capacitação” para cada disciplina específica, pelo Sistema Atena, o qual será enviado ao pós-doc interessado, por e-mail, pelo Serviço de Pesquisa.

Ao término da realização da atividade, o Docente Responsável pela Disciplina, deverá assinar o atestado respectivo que deverá ser remetido ao e-mail posdoc.poli@usp.br, para inserção no referido sistema corporativo.

Ao término da vigência do pós-doutorado junto ao Programa da USP e, uma vez cumpridas todas as exigências da Unidade para a aprovação de seu “Relatório Final”, será emitido o “Atestado de Conclusão” no qual constarão, ainda, as atividades de capacitação didática desenvolvidas e carga horária cumprida.

Programa de Pós-Doutorado da USP