Alunos da Poli-USP ocupam pódio em competição internacional de robôs

A ThundeRatz alcançou o bronze em torneio na Argentina

Por Tainah Ramos

 

A Equipe de Robótica da Escola Politécnica (Poli) da USP, ThundeRatz trouxe mais um prêmio ao Brasil. Dessa vez, no “Torneo Internacional Robot Sumo Argentina 2019”, durante os dias 12 e 13 de julho, em Ayacucho, a equipe conquistou o bronze na categoria “Sumô de Robôs”.

O projeto  que disputou o campeonato foi o Stonehenge, um robô que pertence à categoria Sumô 3kg rádio controlado e que foi campeão nacional seis vezes e o quarto lugar, em 2014, no Japão. Ao todo, o Stonehenge obteve 10 troféus desde sua criação em 2012.

Na Argentina, o grupo, atualmente composto por 48 membros, foi representado pelos alunos Henrique Tetsuo Takahashi, da Engenharia Elétrica, e Iago Tomio Wolf, da Engenharia Mecânica. Por cinco dias, eles focaram em conhecer o local da competição e se prepararem para ela. Henrique e Iago pontuaram que a experiência é gratificante por representar o Brasil internacionalmente e aprender com outras equipes. “Foi uma excelente oportunidade para trocarmos informações com outros competidores de destaque na categoria. Com certeza nos servirá de inspiração para os próximos projetos em desenvolvimento”, coloca Henrique.

 

Sobre o grupo

A ThundeRatz surgiu em 2005, a partir da reformulação da Equipe de Robótica que havia sido fundada em 2001. É orientada pelo professor Marcos Ribeiro Pereira Barretto, do  Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos, e desenvolve mecanismos robóticos para participar de competições nacionais e internacionais, nas quais possui destaque no cenário mundial da robótica.

 

A imagem foi retirada da página do Facebook da equipe