Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte


Escolas de engenharia de diversos países se reúnem na Poli-USP no começo de outubro

Representantes de renomadas faculdades de engenharia do mundo participarão de assembleia na Poli para debater os desafios de ensino e pesquisa na área

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) receberá, entre os dias 3 e 5 de outubro, a Assembleia Geral da T.I.M.E. (Top Industrial Managers Europe), uma das principais redes internacionais de escolas de engenharia. A associação surgiu na Europa, mas hoje inclui instituições de ensino da Ásia, da Oceania, América do Sul e do Norte. O professor Marcelo Augusto Leal Alves, que integra a Comissão de Relações Internacionais da Poli-USP,  explica que foi no contexto da rede T.I.M.E. que se formatou o programa de duplo-diploma em engenharia, além de outros modos de cooperação acadêmica internacional entre instituições de ensino superior.

O primeiro dia de programação, 3 de outubro, conta com visita aos laboratórios da Poli-USP, Tanque de Provas Numérico e Laboratório de Conforto de Cabine, e uma feira de estudos internacionais onde os alunos poderão conhecer as oportunidades de intercâmbio nas instituições parceiras, que será realizada no prédio da Engenharia Civil, S-30. Nesta feira, os estudantes interessados poderão tirar suas dúvidas sobre os programas intercâmbio de mais de 30 universidades de diversos países.

Internacionalização na Poli

Por meio dos acordos estabelecidos com diversas universidades estrangeiras, mais de mil alunos da Poli-USP já obtiveram dupla titulação. “A reunião próxima é a assembleia geral onde os membros da rede decidem sobre as ações que serão tomadas, como por exemplo a expansão para a África, as novas metodologias de ensino e formato de cursos, além de aperfeiçoamento de programas de duplo-diploma em níveis superiores, tais como no doutorado”.

A Escola Politécnica da USP foi a primeira instituição brasileira a fazer parte da rede, e os muitos dos programas de duplo-diploma oferecidos aos seus alunos são com instituições da rede T.I.M.E., nos moldes propostos pela rede. O professor Marcelo Augusto Leal Alves ressalta que a importância de receber este evento reside em consolidar a Escola como um dos membros mais ativos da Rede, e também para criar laços com instituições de outras partes do globo com as quais a Poli-USP ainda não tem convênio, notadamente da China e do Japão. “Um dos objetivos também é aumentar a visibilidade institucional de modo que a Escola atraia ainda mais alunos do exterior”.

Última atualização em Seg, 24 de Setembro de 2018 15:27
 

Equipe Poli Racing apresenta seu novo protótipo no dia 27 de setembro

O evento de lançamento acontece no anfiteatro da Engenharia Mecânica da Poli-USP

FP-X é o novo veículo de competição desenvolvido e construído pela Poli Racing, equipe de alunos da Escola Politécnica da USP. A apresentação do carro será no dia 27 de setembro, a partir das 19 horas, no anfiteatro do prédio da Engenharia Mecânica, à avenida Prof. Mello Moraes, 2231 – Cidade Universitária – São Paulo (SP).

A Equipe Poli Racing, com seu FP-X, participará da 15ª Competição Fórmula SAE Brasil, em novembro, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba (SP). A competição é promovida para alunos de instituições de ensino superior pela SAE Brasil, associação voltada à tecnologia da mobilidade.

O Prof. Dr. Marcelo Alves, integrante do CEA, é orientador, desde 2008, da equipe da Poli-USP, que compete na categoria Combustão (carros equipados com mtores de quatro tempos e capacidade volumétrica máxima de 710 cm³).

Informações para imprensa:
Célia Domingues (CEA - Poli/USP)
(11) 5641-0690

 

Mudanças climáticas serão o tema de debate e exibição de filme na Poli-USP

Evento faz parte de série de atividades “USP e a Agenda 2030”, e visa propor reflexões sobre temas da realidade brasileira e mundial ligados ao plano da ONU

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) realizará, na quarta-feira, dia 26 de setembro, às 14h, a exibição do filme “É Hora de Decidir”, de Charles Ferguson (EUA, 2016, 98') no Auditório do prédio da administração da Poli. Em seguida, será realizado debate moderado pelo professor Augusto Câmara Neiva, da Poli-USP. O evento é aberto ao público, e será realizado na Avenida Professor Luciano Gualberto, travessa 3, número 380. Cidade Universitária, São Paulo, SP.

A apresentação faz parte da mostra “USP e a Agenda 2030”, promovida pela Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) e o Escritório Regional do Programa Cidades do Pacto Global da ONU, em parceria com a ONG Ecofalante. Segundo os organizadores, o filme aborda desafios e soluções mundiais em relação às mudanças climáticas, possibilitando ao público compreender não somente o que estamos fazendo de errado, mas também o que pode ser feito para acabar com essa ameaça global.

O objetivo do evento é estimular, por meio da exibição de filmes e da realização de debates, a reflexão sobre temas da realidade brasileira e mundial ligados à Agenda 2030, um plano que indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados às dimensões econômica, social e ambiental, além de 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos. As informações das outras atividades que compõem o evento estão no Jornal da USP.

 

Eleições de representantes discentes no depto. de Engenharia de Transportes será realizada em 26/11

Eleição para representantes discentes na Escola Politécnica da USP

CCP do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes - PPGET

Conforme o estabelecido na portaria DIR 2.357, publicada no D.O.E. de 19.09.2018, informamos que estão abertas as inscrições para a eleição para a escolha dos representantes discentes de pós-graduação junto à Comissão de Coordenação de Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes - PPGET -  da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

A eleição será realizada no dia 26.11.2018, das 9 às 14 horas, por meio de sistema eletrônico de votação.

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Última atualização em Qua, 19 de Setembro de 2018 10:12
 

Conheça os representantes dos alunos eleitos no Departamento de Engenharia Química

Eleições Discentes do Departamento de Engenharia Química da EPUSP:

Informamos o resultado das eleições para escolha dos representantes discentes de graduação junto ao Conselho do Departamento e à Comissão Coordenadora de Cursos do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, realizada por meio de votação eletrônica em 17/09/2018, conforme a Portaria nº 2340 de 10/08/2018:

Chapa eleita para o Conselho de Departamento:

  • Julia Mariotto Prado (titular) e João Henrique de Lima Noronha (suplente).

Chapa eleita para a Comissão de Coordenação de Curso:

  • João Henrique de Lima Noronha (titular) e Bruno Roberto Santos Macedo (suplente).

Os mandatos terão início após a validação do processo eleitoral pela Procuradoria Geral da USP.

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

 

Para realizar descarte adequado de resíduos, Poli-USP participa de Operação Cata Bagulho

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) participará, entre 2 e 4 de outubro, da Campanha Cata Bagulho, que tem a finalidade de coletar materiais que perderam as condições de uso, como móveis, objetos quebrados, madeiras e metais em desuso, garantindo sua destinação final ambientalmente adequada, para evitar que estes insumos poluam vias e áreas comuns do campus. A ação será coordenada pelo Programa Poli Recicla, que realiza a gestão dos resíduos na Escola, e viabilizará o descarte de bens despatrimoniados, ou seja, aqueles que não estão mais registrados como patrimônio da USP.

Não podem ser descartados na operação os bens patrimoniados, materiais recicláveis ou que podem ser reutilizados, resíduos eletro-eletrônicos, equipamentos de telefonia, restos vegetais e de terra, resíduos químicos e de construção civil (entulho).


A programação seguirá o cronograma disponível no link, das 9h às 11h30, e das 12h45 às 15h. Os locais onde ficarão as caçambas no campus da Cidade Universitária podem ser acessados aqui. Para tirar dúvidas ou pedir informações, entre em contato com o Poli Recicla pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , ou com Camila Marinho, pelo ramal 3091-5517.

 

Professores da Poli-USP contribuem com livro sobre gestão urbana e sustentabilidade

Na última quinta-feira, dia 13 de setembro, foi realizado o lançamento do livro "Gestão Urbana e Sustentabilidade", publicado pela Editora Manole e organizado pelos professores da USP, Arlindo Philippi Jr. e Gilda Collet Bruna. “O livro foi desenvolvido sob concepção e perspectiva interdisciplinar, e contempla diversas áreas do conhecimento, envolvendo ciências sociais e humanas, em conjunto com outras ciências como as da engenharia relacionadas com a complexidade das questões urbanas e seus desafios”, explica o professor Alex Kenya Abiko, do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), que junto à engenheira Iara Negreiros escreveu o capítulo "Normalização técnica para cidades e comunidades sustentáveis".

O livro contou com a participação de vários docentes da Poli-USP. Os professores Lineu Belico dos Reis e Aquiles Baesso Grimoni, do Departamento de Engenharia de Energia e Automação (PEA), e José Sidnei Colombo Martini, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS), foram os autores do capítulo "Energia na gestão urbana sustentável"; a professora Eliane Monetti, do Departamento de Engenharia de Construção Civil, é autora do capítulo "O impacto da ação imobiliária e seu entorno". Outras informações sobre o livro podem ser obtidas no site da editora www.manole.com.br.

 


Página 1 de 24