A Colação de Grau é um evento público que oficializa o formando como Engenheiro. A data da Colação de Grau é mencionada em documentos oficiais como Atestado de Conclusão, Histórico Escolar e até o Diploma, o que impede a emissão desses documentos se o formando não Colar Grau, conforme Deliberação do Conselho Estadual de Educação – CEE nº 37/2003.

Para os alunos que estão cursando o último semestre para a conclusão do curso, informamos que a inscrição para a Colação de Grau referente aos possíveis formandos no 1º semestre de 2024 estão abertas e deverão ser efetuadas até as 22h do dia 31/05/2024 (sexta-feira).

Observações:

Observação: Não precisa esperar a última nota ou equivalência sair, isso ajudará para que não atrase os procedimentos para a realização da colação grau.

Juntamente com a inscrição o aluno deve, obrigatoriamente, enviar os seguintes documentos:

RG, (não pode ser CNH);

CPF (se o número na cópia estiver legível no RG a entrega não será necessária);

Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento.

Os três documentos devem estar digitalizados cada um apenas em PDF, com frente e verso legíveis. Atenção: Não serão aceitos documentos de fotos de celulares, com arquivos de extensão JPEG, PNG entre outras. Só serão aceitos documentos com extensão em PDF.

Obs.: Antes de preencher o formulário tenha os documentos já digitalizados.

Inscrição abertas para a Colação de Grau dos possíveis formandos referente ao 1º semestre de 2024

A Colação de Grau é um evento público que oficializa o formando “Engenheiro”. A data da Colação de Grau é mencionada em documentos oficiais como Atestado de Conclusão, Histórico Escolar e até o Diploma, o que impede a emissão desses documentos se o formando não Colar Grau, conforme Deliberação do Conselho Estadual de Educação – CEE nº 37/2003.

Para os alunos que estão cursando o último semestre para a conclusão do curso, informamos que a inscrição para a Colação de Grau referente aos possíveis formandos no 1º semestre de 2024 estão abertas e deverão ser efetuadas até as 22:00 horas do dia 31/05/2024 (sexta-feira).

Observações:

• Se existe a possibilidade de se formar no final deste primeiro semestre (1º/2024), mesmo sendo uma possibilidade pequena, você deve fazer a Inscrição e entregar a documentação.

• Se você não for se formar no 1º semestre de 2024, se já está formado, já colou grau ou já fez as inscrições, por favor, desconsidere este e-mail.
  • Os alunos que fizeram a Inscrição no semestre passado e não se formaram, e vão se formar no final deste semestre (1º semestre de 2024), devem fazer a Inscrição e entregar os documentos novamente.

RG, (não pode ser CNH); RNM ou RNE, (somente em caso de Estrangeiro, neste caso não é necessário a Certidão de Nascimento e o RG); Documento Militar, (somente alunos da Marinha, neste caso não é necessário o RG); CPF (se o número na cópia estiver legível no RG a entrega não será necessária);  Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento.

Obs.: Antes de preencher o formulário tenha os documentos já digitalizados.

A falta de qualquer documento solicitado implicará na interrupção do processo da Colação de Grau.

Acesse o Link para realizar a sua Inscrição aqui.

Após a inscrição, as Grades Curriculares de todos os inscritos serão conferidas entre meados de julho e agosto/2024. Após a conferência enviaremos um e-mail informando a sua situação (Pendente ou Aprovado).

Obs.: Informamos que a Seção de Expedição de Diplomas não faz nenhuma conferência de Grade antes dos meses estabelecidos (julho e agosto/2024).

Seguem algumas Orientações Prévias que poderão contribuir com o processo de Conferência e regularização de possíveis pendências:

• Alunos da EC2 que cursaram disciplinas da EC3 devem solicitar equivalência dessas disciplinas junto ao SVGRAD;
  • Alunos do Convênio Duplo Diploma que ainda estão com o período de DD como MA no histórico escolar, devem solicitar a CRInt o envio da documentação ao SVGRAD para regularização. Estas disciplinas serão lançadas no Histórico Escolar do Júpiter, e não podem estar com Status de MA (matriculado), elas devem estar com o Status de AE (aproveitamento de estudos);
  • Alunos que fizeram Intercâmbio Acadêmico no exterior e que no histórico escolar o período ainda consta como MA (matriculado), devem solicitar o aproveitamento desse intercâmbio junto ao SVGRAD. As orientações estão disponíveis no seguinte link:

• Verificar a quantidade de optativas livres cursadas com relação ao seu curso, principalmente com relação ao crédito aula e trabalho, alguns cursos solicitam que as disciplinas de optativas livres sejam apenas crédito aula.
  • Se você tem alguma disciplina de Módulo que cursou no lugar do que foi solicitado na sua grade, você deverá solicitar uma autorização junto ao seu coordenador e assim que aprovada a mesma deverá ser lançada no seu Histórico Escolar;
  • Nenhuma disciplina poderá estar com nota e continuar com Status de Matriculado (MA), todas deverão ser validadas no sistema, estarem aprovadas Status (A), ou reprovadas;
  • Verifique se existe alguma disciplina no seu Histórico que esteja com Status de Inscrição (I), Pendente (P) ou qualquer outro status que possa impedir a sua conclusão, como já mencionado nos itens anteriores as disciplinas só poderão estar com Status de Aprovado (A) ou reprovadas;
  • As disciplinas que foram solicitadas equivalências para substituírem disciplinas obrigatórias da grade não podem ser contabilizadas como Optativas Livres;
  • Os alunos de Duplo Diploma que fizeram alguma alteração de Plano de Estudos para quando retornassem ao Brasil devem formalizar essa alteração em documento aprovado pela Coc. do seu departamento e entregue ao Serviço de Graduação (Seção de Alunos) para que seja aprovado pela Comissão de Graduação – CG.

Esses itens devem ser atendidos para que não atrasem o seu processo de formatura e colação de grau.

Assim que a data de colação de grau for agendada vamos enviar um e-mail para comunicar.