Alunos e professores da Escola Politécnica da USP apresentaram projetos apoiados pelo Amigos da Poli em evento

No dia 20 de setembro de 2022, o Fundo Patrimonial Amigos da Poli promoveu uma celebração aos seus 10 anos de atividade em evento realizado na Escola Politécnica (Poli) da USP. O evento iniciou com uma Mostra dos projetos apoiados pelo Fundo em que alunos, professores e pesquisadores apresentaram seus projetos, como grupos de extensão, melhoria de ensino, e projetos de pesquisa e desenvolvimento. Em 2021, 37 projetos receberam apoio da organização. O Reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Júnior, médico de formação, destacou os projetos apresentados de engenharia aplicada à saúde. Em 2020, no contexto da pandemia de covid-19, o Fundo lançou um edital específico para projetos ligados à saúde.

Conheça abaixo os projetos apresentados na Mostra. Veja também as fotos do evento.

Pesquisa e Desenvolvimento

Politubo – vídeo laringoscópio de baixo custo.

Monitor de esforço respiratório em tempo real para pacientes de unidades de terapia intensiva (UTI) por meio da pressão central venosa (PCV)

Vent19

E-Group: Face Shields

+ Ventiladores

Grupos de extensão

Grupo Zima – Grupo de soluções médico-hospitalares que desenvolveu o Robô Hospitalar, Automação da Farmácia do HU e Cicloergômetro.

PoliSat – Primeiro satélite realizado pela Escola Politécnica, pelo primeiro grupo de extensão apenas de satélites.

Poli Milhagem – grupo de extensão automobilístico.

Poli Racing – equipe de Fórmula SAE da Poli.

Projeto Júpiter – Projeto de Foguetemodelismo da USP.

Keep Flying e Keep Flying Jr: desenvolvimento de aeronaves inovadoras

Equipe Poli de Baja – Equipe de Baja SAE da Escola Politécnica da USP.

Skyrats – Equipe de desenvolvimento de drones inteligentes da Escola Politécnica da USP.

ARGOgrupo interdisciplinar de inovação em saúde da Universidade de São Paulo (USP).

Thunderatz – Equipe de robótica da Poli-USP.

Poli Náutico – Grupo de extensão da Escola Politécnica da USP voltado à construção de embarcações de competição.