FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Dezenove docentes da Escola Politécnica (Poli) da USP receberão, oficialmente, seu título como professores titulares no dia 22 de agosto, em uma  Cerimônia de Posse que contará com as presença dos membros da Congregação e autoridades.

O cargo de Professor Titular expressa o reconhecimento da trajetória desses profissionais, cujas carreiras são marcadas pela formação altamente especializada e pela excelência de suas ações nos três campos de atuação da Universidade – o ensino, a pesquisa e a extensão – como detalha reportagem de 2018 que contou com o então diretor da Poli, José Roberto Castilho Piqueira.

Segundo o Jornal da USP, professores titulares são docentes que ocupam o terceiro e último degrau na carreira docente da Universidade, após a passagem pelos níveis de professor doutor e professor associado. Por esta razão, são considerados um grupo estratégico na gestão, já que representam uma categoria mais experiente e mais participativa nos processos decisórios e administrativos. 

Para se candidatar ao cargo, o professor da USP deve ter o título de Livre-Docente, obtido por meio de concurso público, e que atesta sua qualidade na docência e na pesquisa. O cargo de Titular, obtido por concurso interno altamente concorrido, demonstra que o professor realizou com maestria suas funções no âmbito da USP.

A Comissão Julgadora é composta por cinco professores titulares, que levam em consideração diversos critérios do Regimento da USP e da Poli, como, por exemplo, a produção científica e técnica e seus impactos; atividades profissionais, criatividade e originalidade; capacidade de liderança, de organização e de direção; a qualidade das atividades didáticas; orientações de teses e dissertações; projetos de pesquisa apoiados por agências de fomento ou pela indústria; a responsabilidade por disciplinas de graduação e pós-graduação; atividades administrativas dentro e fora da Universidade; atividades de extensão fora da USP; além de honrarias e premiações.

Quem são os novos professores titulares da Escola Politécnica?

Nesta solenidade de 22 de agosto, serão empossados docentes que alcançaram o cargo de Professor Titular ao longo dos últimos 2 anos e meio, ou seja, que tiveram a homologação do relatório final do concurso realizada entre abril de 2022 e julho de 2024. Confira abaixo a relação dos 19 novos titulares.

O professor Antonio Domingues Figueiredo graduou-se em Engenharia Civil na Poli e hoje é chefe do Departamento de Construção Civil. Já o professor Bruno Souza Carmo ingressou no Departamento de Engenharia Mecânica em 2010 e leciona mais de 7 disciplinas na área. 

A professora Cíntia Borges Margi é Livre-Docente da Escola Politécnica desde 2015 e leciona disciplinas de graduação e pós-graduação. O professor Gilberto Francisco Martha de Souza preside a Comissão de Pesquisa da Poli e integra o Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos, sendo Livre Docente na área de Projeto de Máquinas desde 2001. 

O professor Gustavo Assi é livre-docente em engenharia oceânica e, enquanto está pensando o offshore do amanhã, transição energética e energia renovável do oceano, estuda também Ética e Filosofia da Tecnologia.

Os professores Giorgio Francesco Cesare de Tomi e Homero Delboni Junior atuam  no Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo e também receberão o título no dia 22 deste mês.

O professor José Carlos Mierzwa é uma autoridade na área de sistemas de tratamento de água e efluentes, conservação e reúso de água e tecnologia de separação por membranas. O docente integra o Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental.

O professor Marcelo Ramos Martins é coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Naval e Oceânica da USP, entre outros projetos da Escola Politécnica. O professor Marcílio Alves foi escolhido como um dos 100 pesquisadores mais influentes da USP [ranking PLOS-Scopus], é Diretor Executivo da Fundação Universidade de São Paulo e integra o Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos. 

Marcos Sales Guerra Tsuzuki ingressou na Poli como estudante de Engenharia Elétrica/Eletrônica e, desde 1985, dedica-se à pesquisa na área pela Poli. O professor Marcos Massao Futai é Livre-Docente da USP desde 2010 e integra o Departamento de Estruturas e Geotecnia.

O professor Ruy Marcelo de Oliveira Pauletti atua no Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica, e é livre-docente em Teoria das Estruturas desde 2003. Também integram esta lista os docentes Izabel Fernanda Machado, José Rodolfo Scarati Martins, Mariana Abrantes Giannotti, Rafael Giuliano Pileggi, Roseli de Deus Lopes e Vitor Heloiz Nascimento. 

Nas próximas duas semanas, a equipe de comunicação da Poli publicará matérias sobre as trajetórias de vida e carreira dos novos Professores Titulares. A intenção do projeto “Conheça os Professores Titulares” é homenagear essas figuras que dedicaram suas vidas à pesquisa e educação. 

“Ao longo de suas carreiras, eles contribuíram com a formação de jovens estudantes e pesquisadores da Universidade de São Paulo, produziram conhecimento científico relevante e desenvolveram ações no campo da extensão, transferindo para a sociedade parte do conhecimento que adquiriram na academia e ajudando no desenvolvimento do País”.