Escola Politécnica

Formando engenheiros e líderes

Na disciplina de  Empreendedorismo e Inovação (PMI 3817), oferecida na USP, os estudantes desenvolvem startups focadas na resolução de problemas factuais da sociedade, e se aproximam de uma  experiência real do mercado. Sua realização conta com a parceria de empresas que aprimoram a experiência, dentre elas a B3, a Great People to Work, a Suzano e a Poli Angels. 

 

Ofertada na Escola Politécnica (Poli), a optativa foge ao modelo tradicional de aula e propõe uma dinâmica ativa de aprendizado. Sua primeira edição foi realizada em 2020, e contou com pouco mais de 20 matriculados, em plena pandemia. Na edição de 2024, foram 108 inscritos, sendo 82% deles alunos da Escola Politécnica.

 

Coordenada pelos Professores Giorgio de Tomi e Antonio Muscat, a disciplina conta com o apoio dos politécnicos e membros da Poli Start Rubens Approbato e Carlos Fenerich.

 

O principal intuito da disciplina é tirar os alunos de sua zona de conforto: a ideia é que troquem o papel e a caneta pela prática. “Eles [os alunos] tem que ir ao mercado, falar com pessoas e vender a ideia, o que é algo que você vai fazer a vida inteira”, pontua Fenerich.

 

O investidor ainda afirma que a relação entre a disciplina e os apoiadores é de benefício mútuo. As empresas vêm até a Poli em busca de novos talentos e ideias, enquanto os alunos buscam mentoria de grandes nomes do mundo corporativo.

 

Ao longo da disciplina, os estudantes são acompanhados pelos mentores, profissionais com uma longa trajetória no mercado, normalmente vinculados às empresas apoiadoras, que avaliam os projetos e apontam para os estudantes quais os melhores caminhos para seguir na construção das startups.

 

“As empresas trazem experiências do lado de fora para dentro da aula, tanto do lado profissional quanto do prático”,  reforça Fenerich.

 

Uma das contribuições dos apoiadores é criar aos alunos uma experiência “11 estrelas”, conceito usado para definir vivências transformadoras. Conheça algumas destas experiências proporcionadas pelas empresas parceiras da disciplina neste ano: 

Da B3.

Uma visita guiada à sua sede, com bate papo sobre carreira, a apresentação dos pitches das startups para funcionários e a simulação de um IPO com startups.

 

Poli Angels/Polistart

 A Poli Angels  promoveu o Segundo Pitch Night, com as startups que se destacaram na disciplina. Os alunos apresentaram seus pitches ao vivo para uma plateia de colegas, apoiadores, mentores e investidores, no auditório Prof. Romeu Landi na Poli.

A PoliStart premiou a startup vencedora com a quantia de R$ 2.000.

 

Great People / Great People to Work

A Great People ofereceu um jantar com o CEO para os alunos, no restaurante Vista Ibirapuera , na cobertura do MAC.

Além disso, premiou com a quantia de R$ 2.000 a startup campeã do Segundo Pitch Night.

 

Suzano

A Suzano ofereceu para os alunos uma imersão no Parque das Neblinas, sua reserva ambiental mantida pelo Instituto Ecofuturo, com 7.000 hectares de mata atlântica.

 

Para conhecer a disciplina, acesse outras reportagens: