No final de 2022, foi realizado o Concurso Internacional de Ideias de Marketing de Pesquisa, uma cerimônia oficial de premiação feita pela Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG), na qual foi premiado o projeto germano-brasileiro basci.net, em que a Universidade de São Paulo e a Escola Politécnica (Poli) da USP constam como parceiras.

O professor da Escola Politécnica da USP, Márcio Lobo, presidente da Comissão de Relações Internacionais (CRInt) da Poli, é o coordenador no Brasil do projeto germano-brasileiro basci.net, em parceria com a universidade Technische Hochschule Ingolstadt (THI). O projeto visa fornecer respostas a grandes questões do futuro; em que basci.net significa “AI bridging science and technology (Inteligência Artificial conectando ciência e tecnologia, em português)”.

Durante o Concurso, cerca de 30 instituições brasileiras e alemãs de ciência, indústria e transferência se conectaram em rede para discutir as mudanças mundiais em Inteligência Artificial (IA) no âmbito de uma Semana Internacional da Ciência da IA, juntamente com atividades de acompanhamento. A nível internacional e nacional, existem questões em comum, como: a humanidade está se adaptando cada vez mais à IA ou a IA está se adaptando aos humanos? O que a IA está fazendo conosco e o que estamos fazendo com ela?

O prêmio foi entregue pelo Dr. Harald von Kalm, Chefe do Departamento de Assuntos Interdisciplinares em Berlim. Os parceiros da rede basci.net afirmam que darão continuidade à expansão sucessiva do projeto.