Palestra da SiDi ilustra desafios no desenvolvimento de software tratados pelo Curso de Capacitação Tecnológica em Engenharia e Desenvolvimento de Software, que está com inscrições abertas

No dia 24 de maio, o Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica (Poli) da USP sediou uma palestra em parceria com a Samsung e a SiDi, com o tema “Conectividade e Paralelismo com baixa Latência no Desenvolvimento de Software”. Os profissionais do SiDi, instituto especializado em inovação e tecnologia, compartilharam suas experiências no desenvolvimento de software, os desafios enfrentados e a diversidade de conhecimentos necessários para oferecer uma resposta adequada às demandas das empresas e dos usuários.

O professor Fábio Levy Siqueira explicou que o evento era um kick-off motivacional para o curso de “Capacitação Tecnológica em Engenharia e Desenvolvimento de Software”, que está com inscrições abertas até o próximo dia 02/06. “O curso foi preparado para que os alunos tenham experiência prática, e tratará mais de tecnologia para complementar a formação oferecida durante a graduação, com disciplinas sobre programação segura, desenvolvimento de interfaces, UX (User experience), computação em nuvem, tudo mais prático e voltado para o mercado. Este é o grande anseio deste curso, e é isso que planejamos”, destacou o docente.

O professor Fábio Levy Siqueira ressaltou a importância das competências e conceitos aprendidos na graduação. “O desenvolvimento de software para aplicações mais complexas demandam o conhecimento de um engenheiro da computação, de alguém com essa visão. As disciplinas e conceitos são muito importantes em situações específicas”.

O chefe do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli, professor Jaime Simão Sichman, explicitou a satisfação de ter uma parceria com a Samsung, que já possui uma parceria com a Escola, por meio do Ocean, que tem uma sede no Departamento de Engenharia de Produção. “A parceria da Samsung com o Departamento irá modernizar o laboratório de programação, onde será oferecido este curso de difusão da USP, voltado aos alunos de graduação, para aprendizado de aspectos técnicos que não são possíveis de serem abordados no currículo de graduação. A ideia é atrair alunos de 3º, 4º e 5º anos, para que eles possam se aprimorar nestas tecnologias usadas no mercado, eventualmente realizar estágios e até participarem de processos seletivos na SiDi e na Samsung. Trata-se de um excelente parceria entre universidade e o mercado, principalmente tendo como player  a Samsung”.

O engenheiro de software do SiDi, Kleber Campanini, inclusive citou os conhecimentos aprendidos em uma graduação em Engenharia que são essenciais para a atividade de desenvolvimento de software para diversas plataformas. Ele explicou como as disciplinas da graduação são utilizadas no cotidiano do desenvolvimento de software e outras soluções tecnológicas.

O link para mais informações e para detalhes do processo de inscrição do curso é https://pcs.usp.br/cteds/