Parceria entre Poli-USP e Ambev prevê realização de atividades de inovação e capacitação

A Escola Politécnica (Poli) da USP e a empresa Ambev firmaram o convênio de cooperação “Programa Ambev On Poli-USP”, que será lançado oficialmente no dia 13 de maio, para aprimorar a formação de estudantes para a inovação, com ênfase em temas relevantes para a sociedade, como a sustentabilidade ambiental. Por meio do Programa, serão oferecidas atividades de capacitação, orientação e também recursos para apoiar projetos realizados por equipes de estudantes. Além disso, está sendo construído um espaço físico voltado para fomentar a inovação, no qual acontecerão a maior parte das atividades do convênio.

A diretora da Poli, professora Liedi Bernucci, destaca que a AMBEV traz para a Poli uma parceria que fomenta o trabalho de alunos em grupo, com o envolvimento dos docentes e técnicos, promovendo o espírito empreendedor e de inovação, em um ambiente jovem, despojado e acolhedor. “A parceria da AMBEV com a Poli valoriza o olhar de toda a cadeia produtiva, da economia circular, com processos cuidadosamente sustentáveis e compromisso social. Promover a convivência com a liberdade de criação é um lema deste espaço e que ele norteie a vida profissional de nossos alunos”.

O professor da Poli e coordenador da Escola nesta parceria, Eduardo Zancul, explica que o grande foco do convênio é promover a melhoria do ensino provendo para os alunos conteúdos e atividades relacionadas à formação prática. “É uma cooperação universidade-empresa muito focada no oferecimento de aplicações práticas de vivência do mundo profissional para os alunos de graduação e pós-graduação”. Zancul destaca a importância do ensino prático com base em desafios reais do ambiente empresarial de forma a promover a formação abrangente e atualizada em engenharia.

A parceria promoverá uma aproximação da Universidade com a empresa. Assim, os estudantes e professores da Poli poderão ter contato frequente com seus colaboradores. Entre as atividades que poderão ser realizadas por meio do convênio estão as palestras realizadas por profissionais de diferentes áreas da Ambev para os alunos da Poli, visitas técnicas e treinamentos com profissionais da empresa, conforme demandas acadêmicas.

A gerente do projeto pela Ambev, Dayane Faviero de Castro, conta que o projeto On foi construído de forma colaborativa, junto com os alunos, professores e time Ambev. “Unindo a expertise das duas instituições, conseguiremos resolver problemas práticos, fomentar a pesquisa, aprimorar a formação dos alunos e contribuir para a inovação e o crescimento do desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil”.

Os benefícios do acordo também serão vistos nas pesquisas, já que os discentes poderão realizar trabalhos de conclusão de curso com o apoio da Ambev. Com isso, os alunos já poderão vivenciar a rotina profissional ainda na graduação. Também estão previstos estudos produzidos em parceria pelas duas instituições em várias áreas, como nos ramos da sustentabilidade e da automação.

O espaço físico dentro da Poli será utilizado como  um ponto de encontro e de troca de experiências e conhecimentos, tanto entre os próprios membros da Universidade, como entre a Poli e a Ambev. O local foi concebido seguindo as tendências mais atuais de ambientes para promoção da inovação e do trabalho colaborativo, e os estudantes da Poli foram ouvidos para que o espaço possa realmente atender às suas necessidades.

Durante a pandemia de Covid-19, todas as ações da parceria serão online. Após esse período, haverá tanto atividades presenciais no espaço Ambev On Poli-USP, como virtuais.

Lançamento da parceria

O lançamento do Programa Ambev On Poli-USP acontecerá no dia 13 de maio de 2021 das 17h30 às 18h30. O evento contará com a participação de representantes da Poli e da Ambev. A cerimônia será transmitida pelo YouTube no seguinte link: https://www.youtube.com/engenhariadeproducao.

No lançamento, será anunciado o Desafio de Inovação para Equipes de Estudantes. Nesta atividade, os alunos da Poli poderão desenvolver projetos sobre sustentabilidade.