Dia-a-dia na Poli: PRO realiza aula inaugural da disciplina "Inovação, Empreendedorismo e Gestão de Serviços em Saúde"

O Departamento de Engenharia de Produção da Poli inaugurou nesta terça-feira, 17 de agosto, a disciplina optativa “Inovação, Empreendedorismo e Gestão de Serviços em Saúde” com a presença de alunos das diversas áreas de Engenharia e Saúde

Na terça-feira, 17 de agosto, foi realizada a Aula Inaugural da disciplina optativa “Inovação, Empreendedorismo e Gestão de Serviços em Saúde”. Ministrada pelo professor Clovis Alvarenga Netto, a optativa é promovida pelo Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (Poli) da USP.

A disciplina, que está em sua terceira edição, teve a programação reformulada, revista e ampliada. Netto destaca a presença de 110 alunos matriculados, e dos 22 profissionais da área de saúde e educação que serão mentores dos estudantes, bem como a integração dos três campi da USP, a Escola Politécnica, a Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP).

A variedade dos alunos demonstra a abrangência acadêmica da disciplina, já que contará com a presença de alunos de Engenharia de Produção, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Engenharia Bioquímica. Netto pontua ainda que a maior parte dos estudantes matriculados são alunos de graduação da área de saúde, entre eles de gerontologia, de obstetrícia, saúde pública, fonologia, nutrição, educação física, odontologia, farmácia e bioquímica, enfermagem e de políticas públicas.

Para fomentar a troca de conhecimentos e experiências entre os docentes, profissionais de saúde e os alunos das áreas de Engenharia e Saúde, a disciplina terá, em dias específicos, a presença de um profissional médico e de uma ex-chefe de enfermagem do Hospital Universitário (HU), que trarão desafios aos alunos, que precisarão solucionar problemas nos âmbitos de gestão de saúde. Netto ressalta a importância do apoio e incentivo para a realização e reformulação do programa de aulas, prestado pelo professor Edmund Chada Baracat, Pró-Reitor de Graduação da USP, pela professora Marly Monteiro de Carvalho, Chefe do Departamento de Engenharia de Produção, e pela professora Liedi Légi Bariani Bernucci, Diretora da Escola Politécnica.

“A integração entre os três campi da USP é mérito da idealização bem estruturada das aulas. Sempre quisemos fazer essa integração entre diferentes campi, diferentes Unidades e entre diferentes Departamentos da Engenharia. A criação de disciplinas transversais e multidisciplinares são muito importantes para a interação de ideias de inovação”, destaca Baracat.

Assista na íntegra a transmissão do evento de abertura da aula no YouTube do Departamento de Engenharia de Produção.

—————————————————————–

Texto: Jaqueline Silva, estagiária de jornalismo.

Edição: Amanda Rabelo