Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte


Escola Politécnica da USP realiza um dia de confraternização para celebrar seus 125 anos

Alunos, ex-alunos, professores e funcionários estão organizando um evento para integrar a comunidade politécnica no dia 25 de agosto

Para comemorar os 125 anos da Escola Politécnica, que foi fundada em 1893, antes mesmo que a Universidade de São Paulo, a comunidade de alunos e ex-alunos, junto com a Diretoria e a administração da instituição, realizarão o “Encontro Poli 2018” no dia 25 de agosto, no campus da Cidade Universitária, em frente ao prédio do Biênio. Será um dia de confraternização entre as gerações de engenheiros formados pela Poli, com atividades dos grupos de alunos e visita a alguns dos laboratórios de alta tecnologia.

A estrutura contará com tendas para cadastramento dos participantes, vendas de lembranças e exposição dos protótipos desenvolvidos nas diferentes atividades extracurriculares. Além disso, haverá food trucks com produtos variados, banheiros químicos para uso dos participantes, ambulância e segurança.

O evento é aberto para toda a comunidade politécnica e também seus familiares. Como haverá acesso controlado às instalações da Escola, os participantes serão cadastrados para receberem a devida identificação.

Serviço

Encontro Poli 2018

Data e horário: 25 de agosto de 2018, sábado, das 10h às 16h

Local: Estacionamento em frente ao prédio do Biênio.

https://goo.gl/maps/PamuN5PVBC52

Inscrições

https://theia.poli.usp.br/conference/EncontroPoli2018

Programação

Início às 10h: Abertura de evento Prof. Dra. Liedi Bernucci, Diretora da Poli-USP, e Aluno Arthur Shimizu, Presidente Grêmio Politécnico

10h30 até 12h00: Visitação guiada aos Laboratórios da Poli [necessário pré-cadastrar]

10h30 até 10h45: Entidades associadas AEP - Associação dos Engenheiros Politécnicos Amigos da Poli

10h45 até 11h15: Atividades extracurriculares

11h15 até 12h30: Torneio Aberto de Truco

12h30: Apresentação da Rateria-Poli

13h30: Apresentação Acappolli

14h00 até 16h00: Homenagem e memória da Poli

16h00: Encerramento

No local haverá diversas tendas para cadastramento dos participantes, vendas de lembranças e exposição dos protótipos desenvolvidos nas diferentes atividades extracurriculares.

 

Eleição para Departamento de Engenharia Naval e Oceânica terá chapa única

Eleição para a chefia do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica – PNV:

Em atendimento ao disposto na Portaria nº 2332/2018,  informamos que encerrou-se o segundo período de inscrições  para a eleição para escolha do Chefe e Vice-Chefe do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica da USP. Houve apenas uma chapa inscrita e o pedido de inscrição foi deferido:

Chefe: Prof. Dr. Bernardo Luis Rodrigues de Andrade

Vice-Chefe: Prof. Dr. Helio Mitio Morishita

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
 

Desenvolvimento sustentável é tema de seminário internacional na Poli-USP

PRO realiza seminário sobre desenvolvimento sustentável com a participação de pesquisador de universidade do Reino Unido

No dia 20 de agosto, às 14h30, será realizado no Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP o seminário “Critical Green Growth: Construct and meso-level analysis”, com a participação do Prof. Dr. Diego Vasquez-Brust (Universidade de Portsmouth, Reino Unido). O evento abordará a questão do desenvolvimento sustentável, as barreiras envolvidas e as diferentes práticas para sua adoção. 

O seminário acontecerá em inglês, sendo necessária inscrição (gratuita) prévia pelo link: https://goo.gl/forms/t5v08MhewhFkIVIt1. Outras informações, no site:http://www.pro.poli.usp.br/events.

Sobre o Prof. Dr. Diego Vasquez-Brust:

Possui MBA e PhD em administração, ambos pela Royal Holloway University of London, e é graduado em engenharia civil e ambiental pela Universidade de La Plata, na Argentina. Tem mais de 20 anos de experiência prática em questões relacionadas à sustentabilidade e desenvolvimento, que desenvolveu trabalhando como gerente de projetos para o governo argentino de 1992 a 2002 e como assessor de organizações como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o PNUD e o Banco Mundial até 2007. De 2007 a 2012, trabalhou como pesquisador associado sênior e gerente de pesquisa no Research Centre on Business Relationships, Accountability, Sustainability and Society (BRASS), na Universidade de Cardiff, Reino Unido. De 2012 a 2017, trabalhou na Royal Holloway University of London como Diretor Adjunto de Pesquisa, Diretor de Financiamento e Diretor do Centre for Research into Sustainability (CRIS).

 

Departamento de Engenharia Química realiza eleição para representantes de graduação

Eleição para representantes discentes de graduação do Departamento de Engenharia Química 

Conselho de Departamento e Comissão de Coordenação de Curso

Conforme o estabelecido na portaria DIR 2340, publicada no D.O.E. de 13.08.2018, informamos que estão abertas as inscrições para a eleição para a escolha dos representantes discentes de graduação junto ao Conselho de Departamento e à  Comissão de Coordenação de Curso do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

A eleição será realizada no dia 17.09.2018, das 9 às 16 horas, por meio de sistema eletrônico de votação.

Última atualização em Seg, 13 de Agosto de 2018 10:23
 

Modelagem matemática para saúde e segurança pública será tema de palestra do MIT na Poli-USP

Arnold Barnett é professor de administração e estatística na MIT Sloan School of Management, uma das unidades da renomada instituição americana

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) receberá, no dia 20 de agosto de 2018, das 11h15 às 12h30, uma palestra com o professor Arnold Barnett, um pesquisador do MIT Sloan School of Management que se dedica principalmente à modelagem matemática com foco em problemas de saúde e segurança pública. Seu trabalho sobre homicídios inclusive já foi apresentado na Casa Branca, ao presidente Gerard Ford. A proposta do evento é promover a interação entre professores, alunos e pesquisadores da USP com o convidado do MIT. A palestra será realizada no Auditório Professor Francisco Romeu Landi, no prédio da administração da Escola Politécnica da USP, Edifício Mário Covas Júnior, Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, nº 380. São Paulo – SP.

O evento é aberto e gratuito, e não haverá tradução simultânea. As inscrições podem ser realizadas por meio do link https://goo.gl/forms/piUP88ETkR1wAVFm1.

Adicione um lembrete em seu calendário do Google pelo link.

Alguns artigos recentes do convidado:

 

Lista completa de artigos: http://mitsloan.mit.edu/faculty-and-research/faculty-directory/detail/?id=41132

 

Última atualização em Sex, 10 de Agosto de 2018 16:23
 

Poli e Ambev realizam workshop para prospecção de parcerias

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) realizou, no dia 2 de agosto, em parceria com a Ambev, um evento com a participação de diversos de seus pesquisadores e representantes de comissões permanentes para analisar a possibilidade de realização de pesquisas em conjunto com a empresa. A reunião foi liderada pela diretora da Poli-USP, Liedi Légi Bariani Bernucci, e pelo vice-presidente de suprimentos e sustentabilidade da Ambev, Rodrigo Figueiredo de Souza.

Os participantes realizaram um mapeamento das necessidades e definiram grupos de trabalho para elaboração de propostas nos temas água e eficiência hídrica, energias renováveis, embalagens biodegradáveis, reciclagem, logística e robótica, reciclagem e química verde, construção sustentável e redução de CO², agronegócio e Big Data. Os grupos formados por temas deverão elaborar propostas mais concretas, e apresentá-las em outubro. Além disso a equipe da AMBEV se colocou à disposição da Escola para fazer palestras de seus técnicos para os alunos, realizar visitas técnicas e auxiliar pesquisas de mestrandos, doutorandos, alunos de Iniciação Científica e para Trabalhos de Formatura.

 

Última atualização em Seg, 06 de Agosto de 2018 20:03
 

Poli-USP realiza programação especial para comemorar seus 125 anos

Visitantes poderão conhecer laboratórios de alta tecnologia no sábado, dia 25 de agosto. As inscrições estão abertas

Em agosto de 2018, a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo irá completar 125 anos de existência e, para celebrar a data, no dia 25 de agosto, a Diretoria, juntamente com um grupo de ex-alunos, a Associação dos Engenheiros Politécnicos, o Fundo Patrimonial Amigos da Poli, o Grêmio Politécnico, a Atlética e os Centros Acadêmicos estão programando um dia de confraternização.

Entre as principais atrações está o "Roteiro do Conhecimento", que oferecerá visitas a laboratórios de alta tecnologia da Escola, durante 20 minutos, entre 10h30 e 12h. Entre os locais que receberão os visitantes estão o Centro de Engenharia de Conforto, Tanque de Provas Numérico - TPN, Caverna Digital e INOVALAB. Os interessados podem se inscrever pelo link https://theia.poli.usp.br/conference/labsepusp2018 , onde estão as informações sobre os Laboratórios e os horários disponíveis para as visitas. Outras informações sobre a programação serão divulgados em breve.

Última atualização em Seg, 06 de Agosto de 2018 14:43
 


Página 1 de 22