FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Em seu 9º webinar, FSP-USP discute “Saúde Infantil no Brasil em tempos de COVID-19”

Painel online será no dia 12/05, das 14h às 16h, com transmissão pelo Canal da FSP no YouTube
Embora idosos e pessoas portadoras de comorbidades sejam o grupo de maior risco para a COVID-19, um novo perfil de vítimas da doença tem preocupado autoridades e profissionais de saúde no combate à pandemia. Tem crescido o número de casos de bebês e crianças infectadas com o novo coronavírus nas diversas partes do mundo. No Brasil, o aumento de casos entre crianças e jovens, bem como a morte pela doença ou por complicações causados pela COVID-19 nesse público, acende o alerta sobre a importância do cuidado da criança ao nascer.

Neste 9º webinar realizado pela FSP-USP, que acontece no dia 12 de maio, às 14h, a proposta é discutir estratégias para a promoção e a proteção da saúde infantil ante a COVID-19. Alguns dos especialistas convidados integram o Projeto Mina-Brasil, um estudo epidemiológico de base populacional  realizado em uma coorte de nascimentos no município de Cruzeiro do Sul (Acre). O estudo parte da hipótese central de que as condições sociais, econômicas, de nascimento e de saúde podem afetar o nascimento e o desenvolvimento infantil desde os primeiros estágios de vida. 

Na terça-feira (5), o estado de São Paulo registrou a segunda morte de bebê por COVID-19. Era moradora da capital paulista e tinha um ano de idade. A primeira morte de bebê no estado, registrada no dia 25 de abril, também na capital, foi de um bebê de seis meses de idade que sofria de complicações prévias de saúde.  No informativo de 17 de abril divulgado pela Prefeitura de São Paulo, a cidade tinha 68 casos confirmados de Covid-19 em crianças menores de 10 anos; casos suspeitos nessa faixa etária chegavam a 2.300.  

Em abril, o estado do Ceará registrou pelo menos 65 casos confirmados de COVID-19 entre bebês de até um ano de idade, a maioria em Fortaleza, segundo a Secretaria Estadual da Saúde. Desse total, nove casos foram hospitalizados e foi registrada a morte de um bebê de seis meses de idade, no dia 6 de abril, na cidade de Iguatu (CE). 

9º webinar FSP-USP “Saúde Infantil no Brasil em tempos de COVID-19”

Data: 12 de maio de 2020

Horário: Das 14h às 16h

Assista ao vivo pelo canal da FSP-USP no YouTube

Palestrantes:

Profa. Dra. Márcia Machado, enfermeira, professora associada do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará. Tema: “As crianças no Ceará em tempos de COVID-19: desafios e enfrentamentos atuais em contexto de desigualdade social”.

Profa. Dra. Sonia Isoyama Venâncio, pediatra, pesquisadora do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, consultora da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde. Tema: “Cuidados com a saúde infantil em tempos de pandemia.”

Debatedora:

Profa. Dra. Jenny Abanto, odontopediatra, pesquisadora do Estudo de Saúde e Nutrição Materno Infantil no Acre e integrante do Projeto MINA-Brasil da FSP-USP.

Mediação:

Profa. Dra. Marly Augusto Cardoso, professora do Departamento de Nutrição da FSP-USP e coordenadora do Projeto MINA-Brasil.

Print Friendly, PDF & Email