FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Escritório USP Mulheres para dar maior visibilidade ao aumento da violência doméstica reportado em diversos países desde o início da pandemia de covid-19, elaborou um mapeamento atualizado dos recursos de informação, orientação, acolhimento e atendimento (psicológico, jurídico, social e de saúde) para mulheres vítimas de violência disponíveis nas nove cidades em que a USP possui campus ou unidades: São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos e São Sebastião. 

 

Os serviços foram divididos em quatro categorias, de acordo com a categorização do documento Rede de Enfrentamento à Violência contra as mulheres, a saber:

 

Serviço especializado de atendimento à mulher: Serviços que atendem exclusivamente mulheres e que possuem expertise no tema da violência contra as mulheres, atuando no fornecimento de assistência jurídica, psicológica e social, de forma especializada.  

 

Serviço de atendimento geral: Serviços não-especializados de atendimento à mulher (ou seja, que não atendem exclusivamente a mulheres, nem que necessariamente possuem atendimento direcionado a vítimas de violência) e que, em geral, constituem portas-de-entrada para a mulher na rede de atendimento – realizando o encaminhamento aos serviços especializados. 

 

Órgãos de Informação, Orientação e Políticas Públicas: Órgãos responsáveis pela formulação, execução e controle de políticas públicas para as mulheres e serviços de orientação e informação às mulheres em situação de violência. Esses órgãos geralmente não oferecem atendimento jurídico, psicológico e social especializado às vítimas de violência, apenas informam e orientam como esta mulher pode proceder. 

 

Serviços de segurança e defesa social: Serviços de Segurança Pública, como os serviços de polícia, que podem ser acionados em situações de perigo ou emergência. E também órgãos de garantia dos direitos, como Ministério Público, que atuam sem que a vítima precise requisitar (e nisso se diferem dos órgãos de garantia de direitos que estão em “Serviço especializado de atendimento à mulher”), em caso de violência doméstica.

 

Rede de Atendimento

Print Friendly, PDF & Email