A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Shell divulgaram a abertura de uma chamada de propostas para o fomento do OIC, o Centro de Inovação Offshore Shell Brasil-Fapesp. A parceria espera receber propostas até 29 de março de 2022.

O novo centro concentrará os projetos em pesquisas e tecnologias com potencial para impactar positivamente a construção e operação da indústria de energia offshore – com intuito de produzir energia com redução de emissões e mais sustentabilidade. Após a consolidação e anúncio dos resultados no 2º semestre de 2022, o OIC fará parte dos núcleos mantidos pela Fapesp que objetivam criar cooperações entre a iniciativa privada e o setor acadêmico a fim de produzir e divulgar pesquisa de nível mundial, além de contribuir econômica e socialmente por meio da inovação.

O OIC será o 3º Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) fruto da parceria entre a Fapesp e a Shell, os outros dois são o RCGI (Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa) com sede na Escola Politécnica (Poli) da USP e o CINE (Centro de Inovação em Novas Energias), com sedes na USP, na Unicamp e no Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares).

Leia a matéria da Fapesp na íntegra.