O Programa de Inovação tem como objetivo preparar alunos e pesquisadores que têm interesse em seguir carreiras em áreas de Pesquisa e Desenvolvimento sejam na academia, em grandes empresas, em institutos, laboratórios ou focada no empreendedorismo técnico-científico-tecnológico. O programa irá abordar de forma intensiva e integrada diversos temas indispensáveis para trilhar uma carreira de sucesso nestes setores.

Os alunos e alunas serão expostos a conteúdos importantes para o mercado de trabalho, com treinamentos dedicados a temas como Aplicabilidade da Pesquisa, Definição de Problema e Estado da Arte, técnicas de Gestão de Projetos, técnicas de Comunicação Acadêmica, Estratégias de Patentes, Propriedade Intelectual, Inovação Sistêmica e Corporativa, além do desenvolvimento de Soft-Skills – Liderança, Negociação, Gestão de Pessoas – e muito mais!

Além do conteúdo expositivo, os participantes também realizarão atividades em grupo para elaboração de um plano de pesquisa, um plano de negócio e/ou protótipo com base em uma temática pré-definida, com o suporte de mentorias técnicas periódicas. Dessa forma, os alunos e alunas terão a oportunidade de vivenciar um ciclo completo de desenvolvimento de pesquisa ou de produto/solução técnica, aplicando na prática os conteúdos aprendidos nas sessões. Ao final do programa, os grupos apresentarão seus resultados para pesquisadores experientes e de empresas parceiras do Centro de Carreira da Poli, durante um “Demo Day”.

É realizada também uma conexão com institutos, empresas, agências de fomento e organizações relevantes do ecossistema de Pesquisa e Inovação Brasileiro, explorando as oportunidades existentes no setor. São oferecidas ainda mentorias de carreira e de autoconhecimento com politécnicos já formados e inseridos no mercado de trabalho. Será disponibilizado também o acesso por parte dos participantes do Programa à plataforma Alura para a realização de cursos.

O programa terá início no dia 3 de maio e as sessões acontecerão de forma remota, em sua maioria às terças e quinta-feiras, das 18h30 às 20h30. Ficou interessado? Confira mais detalhes em nosso site e inscreva-se já!