Exposição 4 em 1: Museus da USP se unem para apresentar suas histórias e acervos

O quarto andar do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP está recebendo uma exposição que reúne o longo acervo dos quatro grandes museus da Universidade de São Paulo.

Incluindo o próprio MAC, o museu de zoologia, de arqueologia e etnologia, e o Museu Paulista, que estão entre os maiores museus da américa latina, oferecem na mostra 4 em 1 um encontro entre ciência, natureza, história e arte, além de expor também objetos do Instituto de física da USP e do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

Um dos objetivos da 4 em 1 é apresentar o chamado ciclo curatorial dos estatutários, que se dedicaram durante 5 anos ao projeto da mostra. Formada por 117 integrantes, entre pesquisadores principais e associados, e pós-graduandos, a equipe apresenta a exposição como resultado da pesquisa Coletar, identificar, processar e difundir: o ciclo curatorial e a produção de conhecimento.

Foto: Cecília Bastos/Jornal da USP

A 4 em 1 possui painéis e vídeos que contam a história de cada museu e trazem curiosidades que oferecem ao espectador um vislumbre de sua origem e história. O Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, que conta com um acervo de mais de 1 milhão de itens, por exemplo, é formado por coleções arqueológicas e etnográficas provenientes de diversas sociedades indígenas do Brasil, da América do Sul, sociedades antigas do Mediterrâneo e do Médio Oriente, da África e Afro-brasileiras, e através de seus artefatos revisita a história desses lugares e quais processos de curadoria estão envolvidos em sua seleção.

A exposição tem entrada gratuita e está aberta de terça a domingo, das 10h00 às 21h00, no Museu de Artes Contemporâneas localizado na Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301, Ibirapuera, São Paulo.

Para outras informações, acesse o site no link ou ligue para (11) 2648-0254