• Este evento já passou.

Colóquio Diálogos sobre Desigualdades Socioambientais: Paralelos entre Injustiça e Racismo Ambiental (Brasil – Estados Unidos)

20/10/2022 - 22/10/2022

De 20 a 22 de outubro, o Instituto de Energia e Ambiente da USP (IEE) realiza o colóquio “Diálogos sobre Desigualdades Socioambientais”. O objetivo é debater as diferentes abordagens e ferramentas relacionadas à análise de temas da Injustiça Ambiental e do Racismo Ambiental e seus desdobramentos nas pesquisas e projetos acadêmicos. Também abordará as experiências de mobilizações de enfrentamento ao racismo ambiental e climático em São Paulo a partir do diálogo de temas centrais para a construção de cidades mais inclusivas e capacitadas para o enfrentamento das mudanças climáticas, da desigualdade socioambiental, da injustiça ambiental e o do racismo ambiental, além de fornecer ferramentas e direcionamentos para abordar tais questões.

O evento é voltado para estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores e articuladores sociais interessados em aprimorar e dialogar sobre meio ambiente, questões raciais, mudanças climáticas e planejamento urbano.

Este evento conta com o apoio do PROCAM/IEE/USP, do PROMUSPP/EACH/USP e da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação da USP.

Confira abaixo a programação completa:

• 20/10/2022 – 19h00 às 22h30 – Auditório da EACH/USP Leste
      • Mesa de Abertura
    • Mesa Redonda: Planejamento Urbano e Periferias: um Debate Intergeracional para o Enfrentamento ao Racismo Ambiental – Brasil/EUA
      • Coordenada por Silvia Zanirato, USP
  • Palestrantes:
      • Julian Ageyman, Universidade de Tufts, Massachusetts, EUA (participação remota)
      • Dulce Maria Pereira, UFOP (a confirmar)
      • Amanda Costa, Perifa Sustentável
  • 21/10/2022 – 14h00 às 18h00 – Auditório do IEE/USP
      • Mesa de Abertura – Pesquisadoras Organizadoras
    • Mesa Redonda: Justiça Ambiental e Justiça Social nas Cidades – Combatendo o Racismo Ambiental
      • Coordenada por Ana Paula Fracalanza, USP
      • Palestrantes:
        • Dennis de Oliveira, USP
        • Marcelo Firpo de Souza Porto, ENSP/FIOCRUZ
        • Diego Pereira, Doutorando UnB e Procurador Federal da AGU
  • 22/10/2022 – 14h00 às 17h00 – sede da Perifa Sustentável, Brasilândia

Inscrições exclusivamente por e-mail para comunicacao@iee.usp.br, informando nome, email e instituição de vínculo.

20/10/2022
Final: