Os docentes, funcionários técnicos e administrativos e alunos da Escola Politécnica (Poli) da USP reafirmam sua solidariedade e respeito à família do jovem Filipe Varea Leme, à comunidade universitária da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e a toda a Universidade, e reitera as informações veiculadas na nota divulgada, no dia 30 de abril, pela assessoria de imprensa da USP e da Poli.

Esclarecemos que, em respeito aos pais de Filipe, somente tornamos publica a nota de pesar logo depois da comunicação oficial pelas autoridades competentes à família. Em todo esse período, a Diretoria da Escola Politécnica manteve contato e colocou-se à inteira disposição dos familiares do estudante.

Informamos, ainda, que, no dia 2 de maio, a Poli instaurou processo de sindicância para apuração das circunstâncias e responsabilidades relacionadas ao fato, e tem atendido todas as solicitações das autoridades para elucidação do ocorrido.

A direção

Escola Politécnica da USP

Nota da USP sobre falecimento de aluno da FFLCH

Publicada em 30 de abril de 2019.

A Universidade de São Paulo (USP), por meio da Escola Politécnica (Poli) e da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), lamentam profundamente o falecimento do estudante de Geografia e monitor da Poli, Filipe Varea Leme, ocorrido no dia de hoje, 30 de abril.

A Direção da Poli ressalta que preza pela adoção das medidas de segurança necessárias para a rotina do trabalho dentro de suas dependências. A Escola informa, ainda, que prestará todos os esclarecimentos necessários para a elucidação dos fatos junto às autoridades competentes.

Neste momento de profunda dor, a Universidade se solidariza com familiares, amigos e toda a comunidade acadêmica. O Escritório de Saúde Mental da Universidade está prestando apoio à família.

O caso foi registrado no 93º DP.