Projeto melhor colocado no Programa de Integração dos Estudantes de Engenharia da USP (PIEE) foi anunciado no último dia da semana de atividades

Em dezembro de 2018, a Universidade de São Paulo promoveu, pela segunda vez, o Programa de Integração dos Estudantes de Engenharia (PIEE), projeto que integra estudantes de diversos cursos da cinco faculdades da USP que oferecem graduação na área. Os estudantes participaram de uma semana de imersão, na qual receberam orientações, por meio de palestras e treinamentos, para desenvolverem um projeto inovador. No último dia de atividades, 14 de dezembro, foi anunciado o projeto vencedor, de um dos grupos formados para realizar um projeto de engenharia que solucionasse questões relacionadas com a mobilidade de pessoas com deficiência.

Das seis equipes formadas, cinco trabalharam a questão da deficiência visual. Contudo foi a equipe que trabalhou a deficiência física que alcançou a primeira colocação da competição. A equipe laranja desenvolveu o projeto chamado “Roda +”, que seria um acessório para a cadeira de rodas, a fim de gerar estabilidade para usá-la no ambiente externo. A “roda a mais”, uma roda extra, foi pensada para ser um material leve, de fácil armazenamento e com um valor acessível.

A equipe que garantiu o segundo lugar propôs um aplicativo para facilitar o uso do transporte público por deficientes visuais. O projeto utilizaria comando de voz ou vibração, tecnologia bluetooth nos pontos de ônibus, e wi-fi para comunicar o motorista de que há um passageiro com deficiência visual no próximo ponto.

Todos os projetos foram desenvolvidos no intervalo de três dias, e os alunos tiveram que apresentar trabalhos de qualidade técnica e criativa, e defendê-los para a banca examinadora no último dia.

Conheça os Alunos Vencedores:

Primeiros Colocados
Equipe Origem Aluno(a)
Laranja EEL Leonardo de Shoji Aota
ESALQ Tobias Muller Carioba
POLI Thales Augusto Souto Rodriguez
EESC Luciano Klafke Júnior
FZEA Isabella Borges Testoni
Segundos Colocados
Equipe Origem Aluno(a)
Preto EEL João Dias
ESALQ Marcela Cardoso Sbriça
POLI Marcus Vinícius Roso D´Elboux
EESC Leandro A. Silva
FZEA Marcela Spatti

As fotos da semana estão no Flickr da Poli.