Estão abertas as inscrições para o 29º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. Confira as orientações necessárias para participar

 

As inscrições para o 29º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP começaram ontem, 9 de agosto, e estarão abertas até 10 de setembro, podendo ser acessadas neste link

O Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP, o SIICUSP, é um evento anual que objetiva a divulgação de resultados dos projetos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica realizados por alunos de graduação da Universidade, assim como de outras instituições brasileiras e internacionais. O SIICUSP pretende contribuir para o desenvolvimento de habilidades ao estudo acadêmico, promovendo a interação entre pesquisadores de variados níveis e áreas de aptidão, além de fomentar a colaboração multidisciplinar.

Desde a edição de 2014, o Simpósio é composto de duas fases – na primeira, cada Unidade ou grupo de Unidades, organiza o próprio evento, com os trabalhos da área específica. Os alunos apresentam seus projetos para comissões avaliadoras, que indicam os melhores avaliados para a segunda fase, intitulada de “Etapa Internacional”. Nesta, os selecionados apresentarão novamente seus trabalhos, em um evento com a participação de todas as áreas do conhecimento, na Cidade Universitária de São Paulo. Por conta das restrições sanitárias propostas após a pandemia da covid-19, a edição deste ano será realizada nos moldes virtuais e portanto, em espaço totalmente online, como foi a edição de 2020. 

A programação é aberta a todos os estudantes, docentes, pesquisadores e público geral que tenha interesse; além disso, estudantes de universidades estrangeiras também participam apresentando seus próprios projetos, previamente selecionados pelos comitês de sua instituição.  

 

Na Escola Politécnica (Poli) da USP, o evento acontecerá entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro, e a participação de alunos com bolsa PIBIC/PIBITI é obrigatória. Os projetos cadastrados no sistema Atena em 2020 serão pré-inscritos. Os alunos deverão inserir os resumos no sistema e finalizar o envio da inscrição ao orientador e após a realização das inscrições, estas precisarão ser validadas pelo orientador até o dia 8 de setembro. As inscrições que estiverem classificadas com outras situações, a exemplo, como “Incompleto” e “Aguardando Revisão” não serão consideradas. Mais orientações para uso do sistema Atena estão disponíveis no manual, neste link

 

Além da apresentação oral, cada trabalho inscrito necessitará de um vídeo de, no máximo, 5 minutos, cujo autor deverá gravar para ser disponibilizado no canal do Youtube da Poli. Os formatos de vídeo aceitos para a plataforma estão disponíveis aqui. As peças videográficas precisarão ser enviadas para o Serviço de Pesquisa por meio deste Formulário Google, no qual, também, deverão ser colocadas as informações dos autores e do trabalho. O prazo para envio dos vídeos é dia 13 de setembro, impreterivelmente. Para a elaboração do vídeo, o aluno deverá seguir as orientações do roteiro abaixo:

 

  • Apresentar-se com nome completo, orientador responsável e instituição de origem/departamento;

  • Apresentar o título da pesquisa e os autores;

  • Descrever a motivação, importância e objetivos da pesquisa;

  • Breve descrição da metodologia empregada;

  • Síntese dos principais resultados e conclusões obtidas;

  • Agradecimentos (Atenção: não esquecer de agradecer aos órgãos financiadores da pesquisa).

 

Figuras e áudios com direitos autorais precisam de alguns cuidados: figuras devem, sempre, ser acompanhadas de fontes, e músicas com direitos autorais podem resultar na indisponibilização do vídeo pelo Youtube. 

 

A arte e dinâmica do vídeo são livres, desde que respeitadas as instruções acima. Para o(s) aluno(s) que não tiver(em) familiaridade com gravação de vídeos, recomenda-se o uso do próprio Google Meet, com apresentação de slides e gravação da apresentação inseridas. 

 

O edital do Simpósio pode ser conferido integralmente aqui. Mais informações sobre o evento serão enviadas posteriormente aos inscritos.