Pesquisadores da Poli-USP ganham prêmio internacional por trabalho na área de Engenharia de Transportes

O doutor em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica (Poli) da USP, Lucio Dalles de Salles, seu orientador, José Tadeu Balbo e coorientador, Lev Kazanovich, receberam, no dia 1º de outubro, o prêmio “Professor Eldon Joseph Yoder” de Melhor Artigo Técnico da 12ª edição da Conferência Internacional sobre Pavimentos de Concreto. O artigo “Re-evaluation of continuously reinforced concrete pavement structural model” foi  foi resultante da pesquisa de doutorado realizada pelo autor principal e defendida em 2017 no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da Poli. José Tadeu Balbo é professor do Departamento de Engenharia de Transportes da Poli, e o coorientador, Lev Kazanovich, é professor da Universidade de Minnesota.

O artigo trata sobre a necessidade de alteração do modelo de determinação de tensões no Mechanistic-Empirical Pavement Design Guide da AASHTO, norma estadunidense para projeto estrutural de pavimentos rodoviários, a partir da verificação, em pista instrumentada no campus Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira” (CUASO), de algumas inconsistências nos procedimentos vigentes.

O prêmio “Professor Eldon Joseph Yoder” é uma das honrarias mais prestigiadas pelos engenheiros dedicados à evolução da tecnologia de pavimentação. A premiação é uma homenagem ao professor Yoder, que começou com as conferências sobre pavimentos de concreto na Universidade de Purdue, no estado de Indiana, nos EUA, em 1977. O docente tornou-se reconhecido mundialmente por atuar em projetos e obras rodoviárias nos cinco continentes, tendo sido engenheiro do Ohio Department of Highways e professor da Universidade de Purdue.