FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

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Poli-USP realiza entrega de premiações de Pós-Graduação da USP de 2020 e 2021

Os certificados do Prêmio Tese Destaque USP e Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP de 2020 e 2021 foram entregues aos alunos premiados da Escola Politécnica em cerimônia realizada na diretoria no dia 18 de abril de 2022

Na manhã da última segunda-feira, dia 18 de abril, a diretoria da Escola Politécnica (Poli) da USP realizou a entrega dos certificados dos trabalhos vencedores do Prêmio Tese Destaque USP e Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP na categoria Engenharias que concorreram às edições de 2020 e 2021. Entre os dois anos das premiações, seis alunos da Escola Politécnica receberam prêmios principais e menções honrosas.

 

Participaram da solenidade o diretor e vice-diretor da Poli, os professores Reinaldo Giudici e Silvio Nabeta, o Presidente da Comissão de Pós-Graduação da Poli, professor Oswaldo Horikawa, e os professores Bruno Augusto Angélico e Anna Helena Reali Costa.


Prêmio Tese Destaque USP

O Prêmio Tese Destaque reconhece e premia as teses de doutorado que possuírem maior destaque enquanto defendidas nos Programas de Pós-graduação da Universidade. Na última edição, a premiação abrangeu teses distribuídas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, além das grandes áreas de conhecimento regulares; com cada área recebendo um prêmio e duas menções honrosas. 

 

Em 2020, dois alunos da Poli foram premiados com Menções Honrosas, são eles: Daniel Alexander Florez Orrego, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica, sob a orientação do professor Silvio de Oliveira Junior, e Felipe Leno da Silva, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, sob a orientação da professora Anna Helena Reali Costa, que recebeu uma segunda menção honrosa por sua tese no ano seguinte. 

 

A tese de Daniel Orrego consistia em propor e aplicar uma metodologia baseada na combinação de sínteses e otimizações de processos para identificar, hierarquizar e mitigar as principais causas do desempenho insatisfatório das Fábricas de Fertilizantes Nitrogenados. Segundo Orrego, por conta da dependência com a importação de insumos, do déficit do setor químico no Brasil e a preocupação com a diminuição do consumo de combustível fóssil, a pesquisa recebeu atenção e motivação, sendo patrocinada pela ANP/PRH-19 e pelo Programa de Bolsas de Excelência do Governo Suíço (ESKAS). “A premiação valoriza a produção técnica e científica das pesquisas desenvolvidas nos programas de pós-graduação da USP e, no caso específico das pesquisas desenvolvidas na área de Engenharia, trata-se de um grande incentivo para premiar, destacar e divulgar as pesquisas com grande impacto tecnológico, econômico e social”, contou o orientador da tese, Silvio de Oliveira Junior, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli.

[Imagem: Comunicação da Poli]
[Imagem: Comunicação da Poli]

A professora Anna Helena, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS) e orientadora da tese vencedora de duas menções honrosas por dois anos consecutivos, de Felipe Leno, conta que o propósito do trabalho era desenvolver máquinas pensantes que pudessem resolver diversas tarefas. 

Segundo a orientadora, a premiação traz projeção da ciência brasileira para a comunidade científica internacional e dissemina a implementação de técnicas de IA que podem abranger aplicações que vão do mercado financeiro ao auxílio em planejamento público de infraestrutura, agronomia, controle de geração de energia limpa e extração de petróleo. “O diferencial da tese é ter utilizado o aprendizado de máquinas, uma disciplina da Inteligência Artificial que visa dotar máquinas da capacidade de melhorar seu desempenho automaticamente, por meio da experiência e do uso de dados. Ou seja, envolvendo uma arquitetura lógica e novos algoritmos, permite que experiências prévias da própria máquina e de outros agentes –  artificiais ou não –  sejam incorporadas no processo de aprendizado, acelerando-o”, conta.  

 

“Ter meu trabalho reconhecido dessa forma é um grande motivador para continuar me dedicando à pesquisa. O prêmio foi de grande significância e sinto que meus anos de dedicação no doutorado tiveram um impacto visivelmente positivo tanto a mim quanto aos outros pesquisadores do laboratório que fazia parte”, comenta Leno.

 

Em 2021, o vencedor do Prêmio Tese Destaque USP na área de Engenharia foi Kayo Santana Barros, sob a orientação da professora Denise Espinosa, do Departamento de Engenharia Química da Poli, que realizou um estudo inovador que permite reduzir os impactos na sociedade e no meio-ambiente pela indústria de eletrodeposição do latão. Substituindo o cianeto pelo EDTA no processo, os resultados mostraram que foi possível obter depósitos de latão com qualidade similar aos dos processos convencionais, mas desta vez causando um impacto menor. A professora explica que, por conta do desenvolvimento da tese ocorrer em parceria com a Universitat Politècnica de València (UPV), por meio de um programa de dupla-titulação, a aproximação entre os laboratórios brasileiros e espanhóis foi de grande valia e propiciou ao aluno uma visão mais profunda do problema abordado, e mais abrangente do universo da pesquisa como um todo. 

 

Pessoalmente, o Prêmio me traz muito orgulho da minha trajetória. Cresci em uma cidade que possui 40 mil habitantes e estudei em escolas públicas até os meus 9 anos de idade. Entre os meus 9 e 18 anos, estudei em uma escola cenecista/comunitária, que foi fundada pelos próprios moradores da minha cidade, incluindo os meus pais. Portanto, reconheço que esse prêmio se deve, em grande parte, aos esforços de várias pessoas que acreditaram e acreditam na importância de uma educação de boa qualidade”, diz Kayo, que acrescenta ainda que “essa valorização da ciência e educação se torna ainda mais grandiosa ao considerarmos a triste e lamentável situação em que o Brasil se encontra, sob influência de tamanha ignorância. Logo, acredito que o reconhecimento da qualidade da tese é uma demonstração de que a educação e a ciência ainda têm valor no nosso país”. 

 

Prêmio Vídeo pós-Graduação USP

O Prêmio Vídeo Pós-Graduação tem como objetivo reconhecer e premiar apresentações em vídeo de trabalhos de alunos inscritos nos Programas de Pós-Graduação da Universidade em grandes áreas do conhecimento, a fim de aprimorar as habilidades de comunicação, busca pela excelência e divulgação em mídias sociais e televisivas. Os critérios de premiação consideraram a originalidade e formato do vídeo, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação, além do potencial de impacto midiático. A edição de 2021 teve a parceria com a Fundação Padre Anchieta – Centro Paulista de Rádio e TV Educativas – TV CULTURA. 

Com a terceira edição sendo realizada em 2021, três alunos da Poli receberam o Prêmio e menções honrosas. O Prêmio Vídeo Pós-Graduação foi recebido pela aluna Camila Menezes, sob a orientação de Adriano Azzoni, professor do Departamento de Engenharia Química. Segundo a aluna, o vídeo ganhador consiste em apresentar o projeto de mestrado desenvolvido no Laboratório de Biologia Molecular da Poli, em parceria com o Instituto de Ciências Biológicas e Instituto Butantan, mostrando ao público que não é especialista na área que, o ouro, um metal amplamente conhecido e com multifinalidades, possa ser utilizado na forma de nanopartículas como um carregador de biomoléculas e partículas virais a fim de promover uma alternativa terapêutica e vacinal.

Sobre a influência do Prêmio, o professor Azzoni afirma que destinar premiações é importante para trazer reconhecimento para o aluno-pesquisador e todos os envolvidos no processo de estudo, além de estimular a criação de conteúdos de divulgação científica acessíveis para o público que não necessariamente é especializado e acadêmico. “Trata-se de um vídeo curto, mas que precisa ser muito bem pensado, pois é um exercício de síntese e de compreensão do trabalho. Uma boa maneira de nós mesmos compreendermos melhor a relevância de nossa pesquisa é tentarmos explicá-la de uma forma simples, de fácil entendimento para todos”, acrescenta. Assista ao vídeo ao lado.

Uma das menções honrosas foi entregue à aluna Claudia Armas de Armas, sob a orientação dos professores Sergio Takeo Kofuji e Romero Tori, que desenvolveram um vídeo sobre assistência virtual inteligente e afetiva, enquanto se baseia no reconhecimento de emoções.

A segunda menção honrosa é de Fabio Bobrow, sob a orientação dos professores Bruno Augusto Angelico e Paulo Sergio Pereira da Silva, responsáveis pela produção audiovisual que apresenta o controle de estabilidade e orientação de um microssatélite

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