Poli realiza o 11º Seminário Internacional da Qualidade do Ar de Interiores

Poli realiza o 11º Seminário Internacional da Qualidade do Ar de Interiores

Sediado no prédio da Administração da Escola Politécnica, seminário discute os novos paradigmas da gestão de
ambientes num mundo pós-pandêmico

[Imagem: Marcelo Moscardi]

Organizado pela Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA), pela ASHRAE Chapter Brasil e pela Escola Politécnica (Poli) da USP, o 11º Seminário Internacional da Qualidade do Ar de Interiores foi realizado no dia 27 de abril de 2022, presencialmente, no Auditório Francisco Romeu Landi, na Poli, e teve transmissão online para os inscritos remotos. 

 

A cerimônia de abertura do evento contou com a presença do diretor e vice-diretor da Escola Politécnica, os professores Reinaldo Giudici e Silvio Nabeta, e dos representantes da ABRAVA, ASHRAE e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). “O assunto de qualidade do ar em interiores é de extrema importância dentro da USP e sua visibilidade aumentou por decorrência das restrições sanitárias impostas pela pandemia de covid-19. O professor [Antonio Luis de Campos] Mariani, docente da Escola, vem atuando intensamente na área dentro e fora da Poli e, para discutir tópicos de retorno presencial, a Universidade criou um comitê para estudar as transformações das salas de aula pós-covid, da qual eu e o professor Mariani participamos”, conta o vice-diretor Silvio Nabeta. 

 

O evento recebeu palestrantes, professores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, com disponibilização de traduções simultâneas do inglês e espanhol para o português.  Com o tema “O Novo Paradigma em Gestão de Ambientes”, os presentes discutiram sobre as novidades em qualidade do ar de interiores, além de discussões acerca das tendências e necessidades na área, pensadas a partir do contexto de um mundo pós-pandêmico. 

“Sou da área de Engenharia Química, e antigamente era comum que colocassem nos laboratórios uma gaiola com um passarinho. Caso o passarinho caísse do poleiro, deveríamos investigar o que estava em desequilíbrio na qualidade do ar daquele interior. Após as inovações tecnológicas, as salas na Poli passaram a ter sensores instalados que monitoram o ambiente, mostrando como a Engenharia e a tecnologia podem contribuir de maneira decisiva para o bem-estar e saúde da população. A pandemia mostrou de forma prática a importância de discutir a qualidade de ar”, afirma o diretor Reinaldo Giudici. 

 

O ciclo de palestras realizadas pela manhã teve início com a apresentação de Kati Huttunen, pesquisadora sênior na University of Eastern Finland acerca dos fatores que afetam a qualidade do ar interno na saúde humana e toxicóloga especializada em saúde ambiental.


O ciclo de palestras realizadas pela manhã teve início com a apresentação de Kati Huttunen, pesquisadora sênior na University of Eastern Finland acerca dos fatores que afetam a qualidade do ar interno na saúde humana e toxicóloga especializada em saúde ambiental. 

Vice-diretor e Diretor da Poli, professores Silvio Ikuyo Nabeta e Reinaldo Giudici [Imagem: Marcelo Moscardi]
Visita técnica ao Laboratório de Estudos da Qualidade do Ar Interno (LEQAI) da Poli, conduzida pelo professor Antonio Luis de Campos Mariani, à esquerda [Imagem: Marcelo Moscardi]

 

Dando início ao ciclo vespertino de palestras, Antonio Luis de Campos Mariani, professor no Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica, realizou uma apresentação e visita técnica ao Laboratório de Estudos da Qualidade do Ar Interno (LEQAI) da Poli, que há anos vêm produzindo medições para avaliação de comportamento de parâmetros da qualidade do ar por meio de ensaios experimentais. 

 

Como finalização do evento, o professor Mariani conduziu uma discussão em formato de mesa redonda sobre os novos paradigmas nas gestões de ambientes pós-pandemia. O encerramento do Seminário se deu com a entrega do Prêmio Dr. Luiz Fernando de Góes Siqueira, feita pela Sociedade Brasileira de Meio Ambiente e Controle de Qualidade do Ar de Interiores (Brasindoor). 

 

Confira a programação do evento na íntegra.

Print Friendly, PDF & Email