FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

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Professores de Engenharia da Johns Hopkins University
oferecem workshop em visita à Poli-USP

 

Na terça-feira, dia 25 de outubro, a Comissão de Relações Internacionais (CRInt) da Escola Politécnica recebeu representantes da Johns Hopkins University, dos Estados Unidos. Os professores e engenheiros Trevor Mackesey e Lawrence Aronhime apresentaram um workshop sobre o modelo de trabalho e estudo realizado na universidade, além de uma apresentação do programa de Engineering Management. O evento foi realizado na sala de videoconferência do prédio da Administração da Poli, e era aberto para todos os interessados nas aplicações que envolvem Engenharia e Biomedicina. 

 

A JHU está localizada em Baltimore, Maryland – EUA, e é referência mundial em Saúde e Medicina, e um dos braços de sua instituição é a Johns Hopkins – Whiting School of Engineering. Focada em pós-graduação e mestrado, seus programas aliam os conhecimentos específicos da Engenharia, Biomedicina e Gestão a fim de pensar em soluções para as adversidades e desafios da sociedade.

Além disso, um dos objetivos da visita era estreitar laços entre a Johns Hopkins University e a Escola Politécnica da USP, e introduzir mais alunos brasileiros à pesquisa e estudos na JHU, que deseja diversificar o conhecimento e levar a contribuição, inovação e multidisciplinaridade específicas do Brasil. 

 

Os representantes elucidaram sobre o programa de Engineering Management oferecido pela JHU, que proporciona aos profissionais de engenharia a oportunidade de construir projetos em diversas áreas e cargos. Larry trouxe cases de sucesso que foram desenvolvidos durante o programa por grupos de alunos da universidade, como o desenvolvimento de aplicativos e aparelhos que facilitam funções hospitalares cotidianas e até em situações de segurança e atendimento médico para soldados do exército estadunidense e OTAN.  

O professor instigou os alunos da Poli a pensarem em problemas comuns do dia-a-dia e imaginarem suas situações levadas ao extremo, como por exemplo: e se ninguém nunca mais pudesse descartar o plástico no lixo? Como lidar com o acúmulo do material dentro de casa, como torná-lo usual ao cotidiano e/ou como criar novos propósitos para ele? Segundo o professor, a atividade visava estimular os alunos a pensarem em soluções feitas tipicamente por engenheiros na atualidade: aliadas à pesquisa acadêmica multidisciplinar e inserida na lógica da sustentabilidade.

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