Curso desenvolvido pelo convênio entre Poli-USP e Samsung recebe apresentações dos trabalhos finais de alunos em evento

Conclusão de programa de desenvolvimento de software abarcou diversas defesas de projetos criados ao longo do período da parceria

Na noite do dia 14 de dezembro, a sala C1-38 do Prédio do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica (Poli) da USP foi palco do evento de apresentação dos projetos finais elaborados por alunos do Curso de Capacitação Tecnológica em Engenharia e Desenvolvimento, fruto de parceria entre a Poli e a empresa de tecnologia Samsung.

A última aula do curso contou com a presença de um dos representantes da companhia, bem como funcionários do SiDi e alguns dos professores que contribuíram com o programa na orientação dos alunos. Entre eles estava o Prof. Jaime Sichman, professor titular e chefe do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS), que também atuou como coordenador do projeto. Sobre seu funcionamento e organização, Sichman define o convênio como “um programa de capacitação em engenharia voltada para o desenvolvimento de software”.

Os professores acompanharam de perto o andamento dos projetos dos alunos por meio de aulas que, ministradas em modalidade remota na edição anterior do curso, no primeiro semestre de 2022, transicionaram ao presencial nessa nova rodada.

O evento marcou a conclusão oficial do curso e dos projetos desenvolvidos, expostos aos convidados e demais alunos de forma semelhante a um pitching empresarial. Após cada apresentação, seguia-se uma rodada de perguntas a respeito de especificidades de cada um dos softwares e aplicativos produzidos, que abrangeram uma gama extensa de temáticas, propósitos e funcionalidades. Entre eles, podia-se encontrar, por exemplo, um programa de gestão de tempo que funcionava a partir da automatização do Método Pomodoro; um

aplicativo de administração de finanças pessoais baseado no personagem Julius, da série Todo mundo odeia o Chris e uma extensão para aplicativos de cálculos que, ao impedir que o usuário dê à calculadora comandos matematicamente impossíveis que possam causar erros nos resultados, evita que haja maiores complicações na execução dessa tarefa.

Por mais que alguns dos projetos tenham sido construídos sobre a fundação de programas já existentes e amplamente difundidos no meio computacional, todos eles traziam à mesa algum tipo de função inédita e inovadora com potencial de evoluir a qualidade de uso. Segundo o Prof. Jaime Sichman, o objetivo dos trabalhos de conclusão do curso era de fazer com que os alunos aplicassem na prática todos os conhecimentos que haviam aprendido durante o percurso do programa. As empresas parceiras exerceram papel fundamental na idealização do projeto, oferecendo aos alunos a oportunidade de contato com conceitos do mundo empresarial na área de tecnologia e o desenvolvimento de capacitação pessoal.

Confira as fotos da cobertura do evento.