Projetado e construído por professores e alunos da Escola Politécnica da USP, o primeiro computador inteiramente brasileiro está completando 50 anos e terá uma programação de comemorações que começa neste mês e se estenderá até julho do ano que vem. A iniciativa é da FDTE – Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia, com o apoio da Poli.

Batizado com o nome de Patinho Feio, o engenho pioneiro será o protagonista de um evento no próximo dia 22, no auditório do prédio da Administração da Poli, das 9h às 11h30. Com a participação do reitor Carlos Carloti Júnior, serão homenageados engenheiras e engenheiros,
então professores e alunos da Escola, que atuaram na formatação do projeto e na construção do computador.

Depois de homenageados, os construtores do Patinho Participarão de um talk show. Os presentes poderão fazer perguntas e também, ao final, tirar fotografias ao lodo do computador.

A partir desse evento inaugural, o Patinho será exposto para visitação em dependências da Reitoria da USP, em unidades do Sesc e em outros locais públicos da cidade de São Paulo.