FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

A economia circular e a sustentabilidade são temas envoltos para o desenvolvimento sustentável e são vinculados ao processo de produção moderna. A ideia consiste na inserção de resíduos de volta à cadeia produtiva, enquanto evita a sobrecarga no meio ambiente no processo de retirada de matéria-prima e promove a inclusão social de comunidades coletoras e catadoras.  

No sistema tradicional de produção, que é utilizado desde a Revolução Industrial, há a extração de insumos da natureza, a transformação em bens e o descarte dos produtos finais no meio ambiente. A professora Roberta de Castro Souza Pião, do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (Poli) da USP, ressalta dois pontos que a produção em economia circular propõe mudar: “O esgotamento de insumo e o descarte rápido”. Também, com o ciclo de vida curto dos bens, o descarte em grande quantidade gera a contaminação do meio ambiente. 

Roberta explica que a economia circular surge com a mudança no sistema de produção e que envolve não apenas estratégias para remover ciclos de vida mais longos dos produtos e o retorno de materiais descartados na própria cadeia produtiva ou em outras, como a forma como os trabalhos são desenvolvidos nesse sistema. Do ponto de vista dela, deve ocorrer uma mudança cultural do consumo em grande escala, para que, em conjunto com a reciclagem de materiais, a produção tenha menos impacto. 

Leia a matéria do Jornal da USP na íntegra. 

 

Print Friendly, PDF & Email