No dia 17 de fevereiro de 2023, foi realizado o ato público de constituição da União Ibero-americana de Universidades (UIU), uma aliança formada pela Universidade de São Paulo, a Universidade de Buenos Aires, a Universidade Nacional Autônoma do México, a Universidade de Barcelona e a Universidade Complutense de Madrid. A assinatura, presidida pelos reitores das cinco universidades, foi transmitida por este link e o vídeo oficial da cerimônia pode ser visto aqui.

O objetivo da UIU é fomentar a colaboração acadêmica e científica, promover a mobilidade de alunos e professores, e contribuir para o desenvolvimento do ensino superior na região ibero-americana. Nesta nova etapa, a UIU pretende desempenhar um papel importante na pesquisa e no desenvolvimento de soluções inovadoras para atender às necessidades sociais, econômicas e questões ambientais levantadas na Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Geral da Nações Unidas.

Para outras informações sobre a UIU, clique aqui.