A) O aproveitamento em cada disciplina é expresso em níveis de acordo com a seguinte escala:

A – Excelente, com direito a créditos / Freqüência mínima 75%;

B – Bom, com direito a créditos / Freqüência mínima 75%;

C – Regular, com direito a créditos / Freqüência mínima 75%;

R – Reprovado, sem direito a créditos;

T – Transferência, atribuído a créditos relativos a disciplinas cursadas fora da USP, aceitos até o limite de um terço do valor mínimo exigido em disciplinas, mediante aprovação da Comissão de Pós-Graduação (CPG).

B) O aluno que obtiver nível de conceito R em qualquer disciplina poderá repeti-la. Nesse caso, será atribuído o nível obtido posteriormente, devendo, entretanto, o conceito anterior constar do histórico escolar. O aluno não poderá cursar a mesma disciplina no curso de mestrado e no curso de doutorado.

C) O aluno que, com a anuência do respectivo orientador, requerer cancelamento de matrícula em uma disciplina, dentro do prazo previsto no calendário escolar fixado pela Comissão de Pós-Graduação (CPG), não terá a referida disciplina incluída no seu histórico escolar. Tal cancelamento não terá efeito suspensivo em relação aos prazos máximos regimentais.

OBS: O aluno que ainda não tiver completado os créditos, porém não pretenda inscrever-se em disciplinas oferecidas em um dado período, deverá inscrever-se em “Matrícula de Acompanhamento”. O orientador poderá indeferir a “Matrícula de Acompanhamento” e, nesse caso, o aluno será desligado.

A) Os créditos obtidos em disciplinas de pós-graduação de instituições de ensino superior externas à USP podem ser computados no programa desde que:

1. Sua inclusão seja solicitada formalmente pelo aluno;
  2. A solicitação seja autorizada pelo orientador;
  3. Haja aprovação da solicitação pelo Conselho do Departamento e pela Comissão de Pós-Graduação (CPG).

B) Disciplinas cursadas fora da USP poderão ser aceitas para contagem de créditos, até o limite de um terço do valor mínimo de créditos em disciplinas exigido pelo programa

C) Obtidas as necessárias aprovações, a matrícula do aluno retroagirá, em qualquer dos casos, à data mais antiga entre a de início do programa e aquela em que o aluno se matriculou na mais antiga das disciplinas recém incluídas. Caso a disciplina tenha sido cursada anteriormente ao início do programa de Pós-Graduação da Poli, o início desse programa retroagirá à data de matrícula em tal disciplina.

OBS: Disciplinas cursadas no âmbito da USP, mesmo que não pertencendo especificamente ao programa, serão aceitas desde que façam parte do programa de disciplinas aprovado pelo orientador.