Os docentes do Departamento de Engenharia de Telecomunicações e Controle (PTC) são responsáveis por cinco disciplinas de formação geral no curso de graduação em Engenharia Elétrica, bem como pelas disciplinas de formação específica de duas ênfases deste curso: “Automação e Controle” e “Telecomunicações”.

As atividades de pesquisa do PTC estão organizadas em seus três laboratórios: Laboratório de Automação e Controle, Laboratório de Comunicações e Sinais, e Laboratório de Engenharia Biomédica.

No primeiro estão concentrados os trabalhos em sistemas de controle e automação, teorias de controle avançado, controle de processos industriais, robótica e automação da manufatura, e modelos matemáticos aplicados a finanças, biologia, e outras áreas.

No segundo são desenvolvidas pesquisas em comunicações em banda larga, comunicações por “spread spectrum”, comunicações móveis, eletromagnetismo aplicado, redes de alta velocidade, comunicações ópticas, aplicações de redes neurais artificiais, processamento digital de sinais, filtragem adaptativa e equalização, processamento de sinais de voz, entre outras.

No terceiro, as pesquisas são dedicadas a processamento de sinais para diagnósticos neurológico e cardiológico, estudo do sistema nervoso por modelos matemáticos e experimentos, desenvolvimento e ensaios de  equipamentos médicos, próteses eletrônicas para deficientes, modelagem do sistema  respiratório e locomotor, entre outras.

Várias destas pesquisas são executadas com recursos de empresas e de agências  governamentais e de fomento. O PTC mantém convênios de cooperação científica e tecnológica com diversas  universidades e institutos de pesquisa, tanto do País como do exterior.

Linhas de pesquisa

• Comunicações
  • Engenharia Biomédica
  • Modelos Matemáticos e Sistemas Dinâmicos