FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

No dia 04.05.2010, o LCT do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo destinou  de forma ambientalmente correta 70 kg de resíduos perigosos (classificação NBR 10.004 da ABNT).

O processo foi organizado pela aluna de doutorado, Carina Ulsen, auxiliada pelo Gestor do Poli Recicla Welson Barbosa e pelo aluno monitor Raphael Rodrigues, da Engenharia Ambiental. A Escola Politécnica possui mais de 90 laboratórios, sendo que 36% destes geram resíduos perigosos. Para destinação dos resíduos passivos (estocados – não havia gestão de resíduos) o programa de “Gestão de Resíduos da Escola Politécnica da USP”, que é delineado em consonância com as diretrizes da Escola e com a legislação vigente, agiu da seguinte forma:

– Realizou minucioso inventário em todos os laboratórios da Escola;

– Treino, em conjunto com o Instituo de Química da USP, funcionários dos laboratórios;

Descartou 1 tonelada de resíduos perigosos, com apoio de fundações.

O próximo passo será confirmar junto a todos os laboratórios a quantidade e qualidade de resíduos perigosos que temos para destinar, para podermos finalizar um minucioso processo de contratação de uma empresa especializada em recolhimento, transporte e tratamento/destinação final deste tipo de resíduo.

Print Friendly, PDF & Email