Poli Recicla completa 4 anos de “Gestão de Lâmpadas Fluorescentes” com descarte correto de 13.743 lâmpadas Fluorescentes e Mistas.

O programa de destinação de lâmpadas fluorescentes e mistas, coordenado pela equipe do Poli Recicla, promove com sucesso a destinação correta das lâmpadas fluorescentes utilizadas na Escola Politécnica há aproximadamente 4 anos.

Em maio, foi realizada mais uma destinação de 1898 lâmpadas fluorescentes e mistas armazenadas em todos os prédios. Neste mesmo período, foram solicitadas no almoxarifado da Escola 583 lâmpadas novas para reposição.

Neste período o programa já destinou 13.743 lâmpadas (média: 3.436 lâmpadas/ano). Neste mesmo período, foram solicitadas no almoxarifado da escola 10.555 lâmpadas, o que mostra que o programa de gestão atingiu seu objetivo de descartar todas as lâmpadas utilizadas na Escola de maneira adequada, destinando inclusive lâmpadas compradas com verbas de projetos.

Lâmpadas fluorescentes são classificadas pela norma NBR 10004 como resíduos classe I (perigosos). Cada lâmpada fluorescente comum contém aproximadamente 8 miligramas de mercúrio em seu interior. De acordo com a Portaria 518 do Ministério da Saúde, estes 8 miligramas de mercúrio têm potencial para tornar 8.000 litros de água inviáveis para fins potáveis.

Esses números são importantes indicadores de que, aproximadamente, 110.000.000 litros de água foram poupados de contaminação, o equivalente em volume a 44 piscinas olímpicas.

Além de ter implantado o sistema de coleta em todos os prédios e promover a destinação das lâmpadas, as atividades deste programa de gestão incluem informações sobre os processos, treinamento e capacitação dos eletricistas e funcionários do setor de limpeza.

Participe

Colabore com o meio ambiente.

Informe o Poli Recicla se encontrar qualquer lâmpada fluorescente fora dos coletores específicos instalados em todos os prédios, com exceção o da Administração que quando tem troca de lâmpadas, as queimadas devem ser levadas pelos eletricistas diretamente ao Serviço de Manutenção.