Dia Nacional da Inovação: conheça algumas iniciativas da Escola Politécnica da USP

O Brasil celebra em 19 de outubro, desde 2010, o Dia Nacional da Inovação. Na Escola Politécnica da USP, diversas iniciativas visam fomentar a inovação, de disciplinas à grandes projetos interdisciplinares de pesquisa e inovação. Listamos algumas dessas atividades e curiosidades abaixo:
  1. A Poli conta com três unidades EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), uma organização social que mantém contrato de gestão com o Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Ministério da Educação (MEC).
  2. A Poli sedia um centro de pesquisa focado na redução de emissões de gases de efeito estufa.
  3. Durante a pandemia, surgiram diversos projetos como o Inspire, o Robô Hospitalar e entre outros citados aqui.
  4. A Poli possui disciplinas focadas em inovação, como a “Empreendedorismo e Inovação em Engenharia” e “Inovação, Empreendedorismo e Gestão de Serviços em Saúde”.
  5. Alunos da Poli desenvolveram um projeto de inovação para a Nestlé Suíça
  6. Na próxima semana, Alunos da Liga de Empreendedorismo da Poli vão realizar um evento de inovação para startups, investidores e estudantes.
  7. A Poli possui um Laboratório de Gestão da Inovação, que se dedica a estudar o tema nas organizações de maneira estruturada.
  8. A Poli e a Polícia Federal firmaram parceria para fomentar inovação no órgão público
  9. Parceria entre Poli-USP e Ambev prevê realização de atividades de inovação e capacitação
  10. No Guia de Laboratórios da Poli, a palavra inovação é citada 45 vezes.
Sentiu falta de algum projeto ou atividade? Você pode sugerir aqui. Leia também: “Estudantes de engenharia de hoje podem ser os protagonistas da inovação tecnológica brasileira”, afirma professor da Poli-USP José Roberto Castilho Piqueira foi nomeado coordenador de inovação da Academia Nacional de Engenharia, e pretende fomentar ações e políticas públicas que ofereçam aos futuros engenheiros as condições de realizar o desenvolvimento tecnológico.